O título não está errado. A iniciativa começou há aproximadamente dois anos, como uma forma de aumentar a confiança na corporação. Além disso, o chamado Departamento de Patrulha Virtual consegue atuar em uma área muito sensível atualmente: os crimes online, que atingem muitas crianças e adolescentes.
Os policiais fazem transmissões ao vivo na plataforma Twitch de partidas de Counter-Strike, Minecraft ou Roblox, dependendo da faixa etária que buscam atingir. Durante as lives, eles jogam e conversam com os jovens. Também falam sobre como identificar comportamentos suspeitos na rede e como denunciar.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, a superintendente desse departamento dinamarquês, Sisse Birkebæk, falou sobre o desafio inicial de colocar a ideia em prática:
“Costumavam perguntar ‘é realmente para isso que está sendo destinado o dinheiro dos meus impostos? Jogar online e gravar TikToks?’”, disse a agente.
Hoje, porém, a sociedade já aceita o trabalho desses policiais e entende a importância de atuarem nesse ambiente online, além de se aproximarem das novas gerações.
“Precisamos estar onde os jovens estão. Além de tornar a internet um local mais seguro, as crianças têm uma ligação com a polícia e podem ver o rosto por trás dos uniformes”, explicou.
O tópico é dos mais polêmicos e desperta discussões há mais de três décadas. Nesse período, você pode encontrar estudos que relacionam os jogos eletrônicos a uma agressividade nas crianças. Ao mesmo tempo que outras pesquisas dizem que isso nada tem a ver.
Eu, particularmente, não vejo problema nenhum. Até porque jogo desde que nasci praticamente e não gosto de matar uma formiga (só mato os pernilongos porque sou alérgico mesmo).
E essa notícia sobre a polícia dinamarquesa jogando com os jovens só reforça essa minha impressão. O que torna algo bom ou ruim são as pessoas. Que as autoridades usem cada vez mais a tecnologia como uma aliada.
Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis,
uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais
com sua assinatura Prime.
Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.
O lateral-direito Raul Cáceres teve seu contrato renovado pelo Vitória, conforme anunciado nesta sexta-feira (13).…
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Valéria está com uma vaga aberta para o cargo…
O atual diretor administrativo financeiro da Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas, Dr. Edimilson,…
A reforma administrativa do prefeito Bruno Reis (União) tem como ponto mais sensível, ao menos…
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) deu um importante passo em direção à democratização da…
Avistamentos de drones em Nova Jersey, nos Estados Unidos, têm gerado grande repercussão e alimentado…