Conab reduz projeção de safra de grãos 2023/24 sem impacto do RS

Por Redação
3 Min

A produção brasileira total de grãos na safra de 2023/2024 foi novamente revisada para baixo pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), conforme divulgado no 8º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024 nesta terça-feira (14). A estimativa é que o Brasil produza 295,4 milhões de toneladas de grãos, o que representa uma redução de 7,4% em relação à safra anterior, que atingiu 319,8 milhões de toneladas.

A revisão para baixo se deve a ajustes na área semeada de culturas como soja e milho. No entanto, o levantamento ainda não inclui as perdas decorrentes das enchentes e enxurradas que atingiram o Rio Grande do Sul desde o fim de abril. O acesso às propriedades está difícil devido aos altos níveis de água, o que dificulta uma avaliação mais precisa das perdas.

Os próximos levantamentos devem revelar os impactos das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A produção de arroz, por exemplo, já teve impacto em pelo menos 8% da área plantada no estado. A Conab ressaltou a importância de priorizar as vidas e garantir o abastecimento, especialmente para as pessoas afetadas pelas chuvas.

Em relação ao trigo, a cultura também deve sofrer impactos devido ao atraso no plantio no Rio Grande do Sul, principal produtor do grão no país. Já o feijão apresenta perspectiva de aumento na produção, com as três safras previstas para gerar um total de 3,32 milhões de toneladas.

A produção de soja, por sua vez, deve ficar em 147,6 milhões de toneladas, 4,5% a menos que na safra anterior. A queda na produtividade é reflexo das condições climáticas adversas ao longo do desenvolvimento da cultura. As exportações de soja estão estimadas em 92,5 milhões de toneladas.

Quanto ao milho, a produção total deve registrar uma queda de 15,4% em comparação com a safra anterior, devido a condições climáticas desfavoráveis. Em estados como Mato Grosso, há previsão de uma produtividade mais alta na segunda colheita, enquanto em outros estados houve sintomas de estresse hídrico devido à redução das precipitações.

A Conab disponibiliza o 8º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024 em seu site.

Com informações da Agencia Brasil

TAGGED:
Compartilhe Isso