Encontro de cidades do G20 discute papel de governos locais como líderes mundiais
O Instituto Tomie Ohtake, na capital paulista, sediará nos próximos dois dias um encontro que reunirá autoridades de 38 municípios para debater o papel dos governos locais como líderes econômicos e políticos mundiais. O evento marca a primeira reunião do Urban20 (U20), grupo que reúne cidades do G20, formado pelas principais economias do mundo e co-presidido pelos municípios do Rio de Janeiro e de São Paulo. Um dos principais temas em pauta será o combate ao aquecimento global.
Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, o encontro tem como objetivo promover a diplomacia urbana e discutir as prioridades estabelecidas pela presidência do G20 sob a perspectiva urbana. Além disso, planejar ações e favorecer novos negócios e a cooperação internacional entre os municípios do U20.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ressaltou a importância das cidades no enfrentamento às mudanças climáticas, destacando que elas são os motores do crescimento econômico e representam mais de 80% do PIB mundial. Paes enfatizou a necessidade de garantir financiamentos aos municípios, afirmando que os mecanismos de governança global devem assegurar o acesso ao financiamento internacional.
Já o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou que a cúpula do U20 é uma oportunidade para debater ideias e elaborar políticas públicas comprometidas com o desenvolvimento urbano sustentável. Ele deu boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do encontro para a cidade de São Paulo.
O coordenador de Relações Internacionais do Rio de Janeiro, Antônio Mariano, enfatizou a importância da co-presidência com São Paulo como forma de reforçar o desenvolvimento urbano sustentável e a resiliência nas cidades no Brasil e no mundo. Ele destacou que as duas maiores cidades do Sul Global estão trabalhando em conjunto para encontrar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios urbanos.
A próxima reunião do U20 está prevista para novembro, no Rio de Janeiro, e ocorrerá na véspera do encontro de chefes de Estado e de governo do G20. A prefeitura do Rio de Janeiro ressalta que a realização do encontro de prefeitos pode promover uma relevante influência nas discussões de governança global e entre os diversos níveis da administração pública.
Com informações da Agencia Brasil