Uma pesquisa realizada pelo Procon de São Paulo e divulgada nesta quarta-feira (07) revelou dados importantes sobre os preços de produtos e serviços bastante procurados em virtude do Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo. A pesquisa sugere que os consumidores devem realizar uma busca criteriosa para garantir que estão desembolsando um valor justo na hora de adquirir um presente ou escolher um local para o almoço em família. Pela primeira vez, o Procon comparou os preços dos almoços em churrascarias de São Paulo, e constatou que os valores variaram em até 450%.
A coleta de dados foi realizada entre os dias 23 e 30 de julho, e o Procon dividiu a pesquisa em três categorias: produtos eletrônicos, perfumes masculinos e churrascarias. No caso dos produtos eletrônicos, foram comparados 46 itens, incluindo smartphones, notebooks e smartwatches vendidos por Carrefour, Casas Bahia, Extra, Magazine Luiza, Ponto Frio e Amazon. As diferenças de preços foram de 32,58% para smartphones e 41,15% para notebooks. A maior disparidade de preço foi encontrada nos smartwatches, atingindo 92,68%.
Quanto aos perfumes, 23 itens de diversas marcas tiveram seus preços comparados em sites como Beleza na Web, Época Cosméticos, Lojas Renner, Sephora e Zattini. A maior diferença de preço encontrada foi de 83,41% para o perfume da marca Calvin Klein, Ck In2U Masculino Eau de Toilette, de 100 ml.
Leia Também
No que diz respeito às churrascarias, as famílias paulistanas costumam escolher esses estabelecimentos para celebrar o Dia dos Pais. O Procon incluiu os preços dos rodízios em sua pesquisa, revelando uma variação de 450% nos preços cobrados aos domingos em 50 churrascarias nas diferentes regiões da capital. A pesquisa apontou que o preço médio de um rodízio aos domingos ficou em R$ 108,19.
O Procon oferece algumas recomendações aos consumidores, como pesquisar em lojas virtuais, atentar para as taxas de juros ao parcelar compras no cartão, verificar as informações dos perfumes em português, exigir a nota fiscal sempre, e lembrar que a gorjeta em restaurantes não é obrigatória. Além disso, os estabelecimentos não podem cobrar taxas extras por desperdício de alimentos deixados no prato. Confira a pesquisa completa aqui.
Com informações da Agencia Brasil