O Banco Central (BC) divulgou, nesta quinta-feira (15), em Brasília, que ocorreu um vazamento de dados pessoais relacionados a 8.032 chaves Pix de clientes do Banco BTG Pactual, devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição. As informações foram expostas entre os dias 23 de julho e 5 de agosto deste ano.
De acordo com o BC, não foram comprometidos dados sensíveis como senhas, registros de transações, saldos financeiros ou outras informações confidenciais. Os dados vazados são de cunho cadastral, como o nome do usuário, CPF com alguns números ocultos, banco de relacionamento, agência, número e tipo de conta.
As pessoas afetadas pelo vazamento serão notificadas por meio do aplicativo ou do internet banking do banco. O BC esclareceu que não serão utilizados outros meios de comunicação, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mails, para entrar em contato com os usuários impactados.
Leia Também
Medidas estão sendo tomadas para investigar detalhadamente o incidente e serão aplicadas as medidas conforme a regulamentação em vigor. Apenas neste ano, já foram registrados oito casos de vazamento de dados em instituições financeiras. O BC possui uma página dedicada em seu site para reportar incidentes de segurança dessa natureza.
Em comunicado, o BTG Pactual informou que identificou consultas isoladas, feitas a partir de números de CPF obtidos externamente ao sistema do banco, que permitiram a visualização apenas dos dados da agência e conta corrente vinculados a esses CPFs. O banco ressaltou que restringiu imediatamente o acesso a essas informações.
O BTG Pactual reforçou que não houve invasão em seus sistemas e que não foram expostos dados sensíveis, como informações cadastrais, senhas e outros dados sigilosos. A instituição reiterou que a segurança das informações é uma prioridade e se colocou à disposição para esclarecer dúvidas em seus canais de atendimento.
*Texto atualizado às 22h30 para incluir o comunicado do BTG Pactual.
Com informações da Agencia Brasil