Voa Brasil oferece 500+ opções de trechos para todo país

Por Redação
6 Min

O programa Voa Brasil, do governo federal, alcançou a marca de cerca de oito mil voos comercializados, com passagens disponíveis a preços acessíveis, até R$ 200, desde o seu lançamento no fim de julho. Essa quantidade de passagens equivale a aproximadamente 0,26% dos três milhões de bilhetes disponibilizados, nessa fase inicial, para 23 milhões de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem restrição de renda e que não tenham realizado viagens nos últimos 12 meses.

Em resposta à Agência Brasil, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) – responsável pelo programa de inclusão social da aviação civil – afirmou, nesta quinta-feira (5), que os números de venda de bilhetes estão em crescimento. “A plataforma já registrou mais de 100 mil acessos, demonstrando o interesse dos aposentados. A expectativa é de que os números aumentem, conforme a oferta e a divulgação do programa”, previu o MPor.

O Voa Brasil é viabilizado por meio de uma parceria entre o MPor e as principais companhias aéreas do país, sem custos para o governo federal em relação à oferta das passagens.

Principais destinos

Apesar do número reduzido de vendas de passagens pelo Voa Brasil, o MPor celebrou o fato de o programa ter disponibilizado mais de 500 opções de trechos para mais de 60 cidades brasileiras.

Das oito mil passagens vendidas, 44% estão concentradas em cidades das regiões Sudeste e 41% no Nordeste. Destinos como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Salvador estão entre os mais procurados. Além disso, Brasília se destaca como uma localidade com alta demanda de voos por parte do público-alvo do programa.

A maioria das viagens tem como origem os aeroportos de Guarulhos e Congonhas em São Paulo, e do Galeão no Rio. No que diz respeito aos aeroportos regionais, os destaques foram Petrolina em Pernambuco, Vitória da Conquista na Bahia e Caxias do Sul no Rio Grande do Sul.

Em comunicado, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, explicou que o Voa Brasil contribui para ampliar a oferta de voos e o número de passageiros no transporte aéreo. Ele ressaltou que o programa não apenas inclui novos brasileiros no modal aéreo, mas também proporciona a oportunidade de reunir familiares e amigos, explorar novas cidades ou revisitar destinos memoráveis.

“Faremos com que muitos aposentados viajem pelo país, especialmente neste momento de crescimento da aviação. Nossa expectativa, nessa primeira fase do programa, é incluir mais de 1,5 milhão de turistas que nunca voaram de avião”, estimou o ministro Silvio Costa Filho.

Como comprar

O Voa Brasil oferece voos para todos os estados, operados por diversas companhias aéreas. Os aposentados do INSS podem conferir todas as ofertas de passagens aéreas e demais informações no site oficial do programa. Para acessar o sistema, é necessário possuir conta perfil ouro ou prata no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.Br.

Caso não encontrem voos para a cidade desejada, os interessados podem pesquisar por municípios próximos e/ou por datas alternativas para a próxima viagem. Uma sugestão do MPor é buscar a ida e a volta por empresas diferentes, a fim de aumentar as chances de encontrar passagens nas datas desejadas.

Outra recomendação é planejar as viagens com antecedência e optar por dias de menor procura, como de terça a quinta-feira, e por períodos de baixa temporada, entre março e junho ou agosto e novembro.

O benefício é pessoal e intransferível, ou seja, apenas o titular poderá realizar a viagem. O limite de R$ 200 por trecho não inclui as tarifas de embarque cobradas no momento do pagamento. As tarifas de embarque variam de acordo com o aeroporto. As passagens adquiridas pelo Voa Brasil dão direito a uma bagagem de mão (de até 10 quilos) e uma pequena bolsa ou mochila.

Voa Brasil

A estratégia do programa se baseia na utilização de assentos disponíveis em voos com baixa ocupação, permitindo às companhias aéreas ajustar suas ofertas conforme a demanda. São as companhias aéreas que definem os trechos e a quantidade de assentos a serem disponibilizados dentro do programa.

As formas de pagamento são estabelecidas pela companhia aérea emissora das passagens, assim como os pedidos de reembolso. Em caso de cancelamento do bilhete após o pagamento, não haverá restituição do benefício.

O Ministério de Portos e Aeroportos planeja lançar a segunda etapa do Voa Brasil no primeiro semestre de 2025, visando incluir estudantes de instituições de ensino público. “Estamos trabalhando para organizar a segunda fase do Voa Brasil, na qual avaliamos a possibilidade de incluir alunos do Pronatec, do Prouni, e outros segmentos da juventude brasileira”, afirmou Silvio Costa Filho.

Com informações da Agencia Brasil

Compartilhe Isso