A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (27/4) que a bandeira tarifária será amarela no mês de maio. Isso significa que, no próximo mês, as contas de energia voltam a ter a cobrança extra que, neste caso, será de R$ 1 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos.
Como justificativa para o aumento, a Aneel apontou que, com o fim do período de chuvas mais intensas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o nível dos reservatórios das hidrelétricas tende a baixar. Entre janeiro e abril deste ano, a bandeira tarifária ficou na cor verde, e a cobrança extra nas contas de luz foi suspensa.
A manutenção da bandeira verde coincidiu com o período de chuvas mais intensas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde estão as principais hidrelétricas do país.
MAIS REAJUSTES
Na última semana a agência também aprovou o reajuste tarifário da Coelba, concessionária responsável pela distribuição de energia na maioria dos municípios baianos.
O índice médio de reajuste para o consumidor baiano foi de 16,95%. Para os clientes de baixa tensão, onde estão incluídos os clientes residenciais, a variação média será de 17,27%. Já os consumidores atendidos em alta tensão (clientes industriais e comerciais de médio e grande porte) terão as contas reajustadas em 16,17%. O aumento poderá ser aplicado a partir de 22 de abril.