Categories: Economia

ANP descarta periodicidade mínima para reajuste de combustíveis

Crédito da Foto: Imagem Ilustrativa

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) não adotará medida estabelecendo periodicidade mínima para os reajustes de preço dos combustíveis na etapa de produção ou nos demais elos da cadeia de abastecimento. A informação foi dada ontem (19/7), no Rio de Janeiro, pela ANP, que pretende elaborar resolução a ser submetida à consulta e audiência pública, estabelecendo mecanismos de aumento da transparência na formação dos preços dos combustíveis no país.

A decisão baseou-se nos resultados da Tomada Pública de Contribuições (TCP) sobre a conveniência de estabelecer periodicidade mínima para repasse dos reajustes de preços de combustíveis, divulgados ontem (19/7). A TPC foi realizada pela ANP de 11 de junho a 2 deste mês e recebeu 179 e-mails que resultaram em 146 manifestações de diferentes públicos, entre os quais consumidores finais (77), revendedores (16), transportadores (13), consultores (12), e distribuidores (10).

De acordo com a ANP, a resolução que será submetida à consulta e audiência pública estabelecerá ainda que as empresas não devem instituir periodicidade fixa para reajustes, nem divulgar os preços médios regionais ou nacionais, mas os efetivamente praticados em cada ponto de entrega”. O texto recomendará ainda que produtores e demais elos da cadeia de abastecimento não divulguem antecipadamente a data de seus reajustes de preços.

Monopólio

A ANP defende mais competitividade na área de refino no Brasil e, nesse sentido, deverá informar o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre a necessidade de “avaliação da estrutura de refino no Brasil, buscando identificar proposição de medidas que estimulem a entrada de novos atores no segmento e ampliem a concorrência com efeitos benéficos aos preços de venda ao consumidor”.

A agência pretende também encaminhar aos ministérios da Fazenda e de Minas e Energia as sugestões referentes à adoção de mecanismos tributários que amorteçam os reajustes dos preços dos combustíveis, informou a assessoria de imprensa do órgão.

Share

Ultimas Noticias

  • Ciência e Tecnologia

Top 10 jogos de arcade: a diversão garantida

Elabore um artigo jornalístico com base no conteúdo fornecido, alcançando um mínimo de 600 palavras.…

2 horas atrás
  • Saúde

Hospital Aristides Maltez promove curso para detecção precoce do câncer de mama

No próximo dia 4, o Hospital Aristides Maltez estará promovendo o XII Curso Especial para…

2 horas atrás
  • Policia
  • Salvador

Agentes penais presos por corrupção: já são quatro.

Quatro agentes penais foram presos preventivamente na manhã desta sexta-feira (20) por crimes de corrupção…

2 horas atrás
  • Economia

País precisa de 3 mil técnicos por ano para expandir hidrogênio verde

O Brasil precisará formar quase 3 mil técnicos e trabalhadores qualificados a cada ano para…

2 horas atrás
  • Ciência e Tecnologia

Acordo de cooperação científica entre FAPESP e Fapemig é assinado

A FAPESP e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)…

3 horas atrás
  • Empregos

Grupo Seres abre vagas para Estoquista, Caixa de Loja e mais 04 funções

O renomado Grupo Seres, com 60 anos de trajetória, destaca-se como uma das principais consultorias…

3 horas atrás