O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar a segunda parte do 13º de aposentados e pensionistas que ganham um salário mínimo na próxima segunda-feira (25/5). Os depósitos serão feitos até o dia 5 de junho, conforme a tabela de pagamento de 2020. Para quem recebe mais de um salário mínimo, o benefício será recebido entre os dias 1º e 5 de junho.
Para saber o dia do pagamento, é preciso verificar o número do benefício. Cada benefício pago pelo INSS é composto por uma numeração única e segue um padrão de 10 dígitos no seguinte formato: Número do Benefício (NB): 999.999.998-9. O número a ser observado é o penúltimo algarismo, no caso, o 8. As datas para cada número ainda não foram divulgadas.
A antecipação da segunda parcela é uma das medidas do Governo Gederal para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Segundo o Ministério da Economia informou à Agência Brasil, 35,8 milhões de pessoas receberão o pagamento. Tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.
Leia Também
Nesta parcela, vale lembrar, é feito o desconto do Imposto de Renda (IR). Aqueles que recebem benefícios assistenciais – Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) – não têm direito ao abono anual.