Pedido do auxílio emergencial negado? Veja como contestar a decisão!

Por Redação
3 Min

Entraves no auxílio emergencial podem ser contestados conforme afirma o governo. Nessa semana, a vice-presidente do Governo da Caixa Econômica Federal, Tatiana Thomé, informou como a população deve recorrer caso tenha o pedido do auxílio emergencial negado. De acordo com a gestora, há duas formas de reverter a situação e elas levam em consideração se o benefício foi negado ou se foi considerado inconclusivo. No texto abaixo, explicaremos como solicitar a revisão. Confira. 

O pagamento do auxílio emergencial vem sendo realizado desde abril e já benefício mais de 50 milhões de brasileiros. No entanto, há muitas pessoas que estão tendo suas solicitações reprovadas pela Dataprev.

Nesse caso, o governo permitiu que os usuários revisassem seus pedidos. A ação pode ser feita pelo aplicativo do Auxílio Emergencial, ou então por meio de um novo cadastro no site da Caixa.  

De acordo com Tatiana há dois motivos pelos quais o cidadão não tem acesso ao pagamento. O primeiro é quando seu cadastro não é aprovado. Normalmente isso acontece por erro dos dados preenchidos, ou incompatibilidade de renda de acordo com o que determina a MP do coronavoucher. Além disso, há também registros que contém conflitos no CPF.  

Já no caso dos pedidos inconclusivo, é quando o governo não consegue validar as informações prestadas pelo usuário. O app passou por algumas atualizações e a própria Caixa Econômica solicitou que os cidadãos renovassem os cadastros.  

  • Como faço para contestar o auxílio emergencial negado? 
  • Acesse aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou site “Acompanhe sua solicitação”; 
  • Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe; 
  • Selecione a opção “Contestação” e confirme que deseja fazer a contestação. É válido ressaltar que o procedimento só pode ser feito uma vez por usuário, e ele deverá atender aos motivos do entrave na aprovação.  
  • Confirme a declaração da veracidade das informações prestadas; 
  • Envie contestação vai pra análise. 

O que fazer se o cadastro for considerado inconclusivo? 

  • Acesse aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou site e selecione a opção “Acompanhe sua solicitação”; 
  • Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe; 

Desse modo, a ferramenta apresentará a lista dos prováveis motivos pelos quais o cadastro foi considerado inconclusivo. Para reverter o processo, basta corrigir os erros informados fazendo uma nova solicitação (ou seja, um novo registro) e aguardar a comprovação da Dataprev.  

Tanto para a solicitação de cadastro inconclusivo, quanto para o cadastro não aprovado, a resposta final poderá ser encontrada também no app, na função “Acompanhe sua solicitação”. 

Compartilhe Isso