Caixa TEM inicia pagamento no Bolsa Família; saiba como utilizar a poupança digital

Por Redação
5 Min
Foto: Divulgação

Caixa Econômica Federal inicia nova modalidade de pagamento para os segurados do Bolsa Família. Ao longo do mês de dezembro, um grupo específico de segurados passaram a receber por meio da conta poupança digital do Caixa Tem. Segundo a instituição, cerca de 1,5 milhão de pessoas foram inicialmente inclusas no novo serviço, sendo os demais ingressos ao longo dos meses seguintes.

Após consolidar o Caixa Tem como a mais nova poupança digital do país, a Caixa passou a incluir os segurados do Bolsa Família dentro do serviço financeiro. Agora em dezembro, todos os inscritos cujo o número do NIS se encerra em 9 e 0 passaram a receber as mensalidades por meio do aplicativo.

O banco informou ainda que a divisão por lotes visa evitar entraves e demais problemas no acesso da plataforma, garantindo que até o mês de março todos deverão estar registrados no Caixa Tem. Dessa forma, a divisão dos depósitos pelo Bolsa Família será feita a partir do seguinte calendário:

Beneficiários com NIS final 3, 4 e 5 receberão em fevereiro (2,25 milhões de pessoas)
Beneficiários com NIS final 1, 2 e Grupos Populacionais Tradicionais Específicos (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares e outros) receberão em março (3 milhões de pessoas)
Como utilizar o Caixa TEM?
No caso dos segurados do Bolsa Família, a utilização do Caixa Tem ocorrerá de forma diferente. Não será preciso os usuários esperarem por um período de aproximadamente 30 dias para poder fazer saques.

A retirada em espécie ocorrerá especificamente por meio do Cartão Cidadão ou pelo Cartão do Bolsa Família, podendo ser feito em qualquer caixa eletrônico da instituição.

13° salário do Bolsa Família e continuação do auxílio em 2021 ainda são pautas da Câmara?
Caixa cria NOVO calendário do auxílio emergencial para reaprovados; veja QUANDO começa
Auxílio emergencial: Deputado sugere pagamento até 2022 ressuscitando CPMF
Recadastramento Bolsa Família: como atualizar o cadastro? (prazos e documentos)
Cadastro Único digital ganha atualização para inscrições e consultas em 2021
Dentro da plataforma será possível ainda que os usuários façam compras online por meio de um cartão de débito virtual. Outro serviço também ofertado é o pagamento por QR Code.

Há ainda a permissão para transferências bancárias e a instituição está trabalhando na criação de uma linha de crédito específica para este grupo.

Não tenho o Caixa Tem, preciso me registrar?
É válido ressaltar que não há a necessidade de ir até uma agência da Caixa para poder se cadastrar no caixa tem. A conta digital já foi autorizada para todos aqueles inscritos no CadÚnico.

Dessa forma, para ter acesso a plataforma basta baixar o aplicativo (disponível gratuitamente para aparelhos IOS e Android) e preencher os dados de acesso.

Ao abrir a ferramenta é possível conferir que há um formulário para ser preenchido. Você deve informar o seu nome completo, nome de seus pais, data de nascimento, número do CPF e do celular.

É preciso ficar atento, pois o contato informado deverá ser utilizado na sequência para validar o registro.

Após confirmar os dados, a ferramenta enviará um link por SMS para que seja digitado um código de acesso. Feito isso, basta criar a própria senha e passar a acessar o aplicativo.

Se houver erros na hora de preencher o formulário, o segurado então deverá ir até uma agência da Caixa, apresentando um documento oficial com foto, para destravar a conta.

Bolsa Família em 2021
Quanto ao funcionamento do programa no próximo ano, ainda não se sabe ao certo se deverá se manter nos mesmos moldes. O governo não anunciou o calendário que normalmente é iniciado em janeiro.

Perante as falas do presidente Jair Bolsonaro, o projeto seria estendido para receber parte dos contemplados do auxílio emergencial. No entanto, até o momento não ficou definido como essa unificação será feita e se as regras de concessão e valores das mensalidades passarão por modificações.

Total de famílias beneficiadas por região
Ao todo o programa beneficia cerca de 14.283.213 famílias, sendo essas divididas da seguinte forma:

Região Norte: 1.796.776 de famílias
Região Nordeste: 7.096.461 de famílias
Região Centro-Oeste: 680.972 de famílias
Região Sudeste: 3.817.351 de famílias
Região Sul: 891.653 de famílias

Compartilhe Isso