A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu na quinta-feira (22) as novas tarifas de energia elétrica para a Bahia. As novas tarifas entraram em vigor na próxima quinta-feira.
Segundo tabela divulgada pela agência, o reajuste foi de 7,26% para os consumidores residenciais. Para os consumidores cativos (que não participam do mercado livre e são atendido sob condições reguladas).
Os fatores que mais impactaram os processos tarifários foram: custos com distribuição, pagamento de encargos setoriais e aquisição de energia. O aumento estimado era ainda maior, mas a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e a Aneel entraram em um acordo para uma menor tarifa, mas que não desrespeitasse as regras regulatórias e os contratos.
Leia Também
Para a redução do reajuste, a Aneel fez uso dos créditos tributários referentes à exclusão do ICMS da base do PIS/Cofins, pleiteado pelas distribuidoras. Foram também antecipados créditos que já estavam previstos para serem revertidos aos consumidores futuramente.
Confira a tabela abaixo:
Baixa tensão – 7,82%
Efeito médio – 8,98%
Alta tensão – 12,28%