Apple enfrenta queda nas vendas de iPhone na China
De acordo com a pesquisa da Counterpoint, as vendas do iPhone na China tiveram uma queda de 24% nas primeiras seis semanas de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso ocorre em meio ao aumento da concorrência de empresas chinesas, como a Huawei.
A Huawei lidera o mercado chinês de smartphones
Principal concorrente da Apple no país, a Huawei registrou um aumento de 64% nas vendas de smartphones durante o mesmo período, de acordo com a mesma pesquisa. Esses números levantam preocupações sobre uma possível desaceleração na demanda pela empresa americana, que ficou R$ 6 bilhões abaixo das expectativas de Wall Street para o trimestre atual.
As ações da Apple caíram 1,6% nas negociações de pré-mercado e já perderam 10% do seu valor neste ano. A participação de mercado da Apple na China caiu para 15,7%, colocando-a em quarto lugar, enquanto a Huawei subiu para o segundo lugar, com 16,5% de participação.
Leia Também
Concorrência acirrada no mercado de smartphones
Segundo o relatório da Counterpoint, a Apple enfrenta uma concorrência acirrada no segmento de alto padrão, enquanto é pressionada por preços agressivos de empresas como OPPO, Vivo e Xiaomi. Para tentar reverter essa situação, a Apple iniciou um programa de subsídios para certos modelos do iPhone na semana passada.
Enquanto a Huawei observou um ressurgimento nas vendas de smartphones premium após o lançamento da série Mate 60, a Honor, marca desmembrada da Huawei em 2020, também registrou um aumento de 2% nas vendas unitárias. Enquanto isso, marcas como Vivo, Xiaomi e Oppo tiveram quedas de 15%, 7% e 29%, respectivamente.
.