Sentimento econômico na zona do euro em abril é o melhor desde 2022

Por Redação
2 Min

O índice de sentimento econômico global Sentix da zona do euro registrou um aumento pelo sexto mês consecutivo em abril, atingindo seu melhor valor desde fevereiro de 2022, alcançando -5,9 pontos. Os dados foram divulgados pelo instituto alemão Sentix nesta segunda-feira (8).

A pesquisa destacou que o indicador de expectativas voltou ao campo positivo (+5,0) pela primeira vez desde o início do conflito na Ucrânia, apresentando uma melhora de 7,3 pontos em relação a março. Isso pode indicar o fim do período de recessão na zona do euro.

Apesar disso, a fase de recuperação econômica, que teve início no final de 2022, é considerada relativamente fraca globalmente. Isso se deve ao fato de que as expectativas geralmente aumentam mais rapidamente após atingirem um ponto baixo e passarem para território positivo, representando um impulso e não um nível.

O indicador de situação atual melhorou nos últimos seis meses, porém ainda se encontra em -16,3 pontos. Isso indica que o índice conseguiu se recuperar apenas do mínimo registrado em outubro de 2022, quando os temores de uma crise energética aguda o levaram a -38,5 pontos.

O Sentix também informou que a recuperação está se ampliando internacionalmente, com melhorias nas expectativas em todas as regiões, com exceção da Áustria. O indicador agregado global aumentou pelo sexto mês consecutivo, atingindo +9,2 pontos, o nível mais alto desde fevereiro de 2022. Quase todas as regiões do mundo estão contribuindo para essa evolução positiva, com destaque para o avanço do indicador dos Estados Unidos de +16,9 para +18,9 pontos em um mês.

Na América Latina, apesar do índice ainda estar negativo em -1,6 ponto, houve uma sequência de sete meses consecutivos de melhora. Esses dados indicam uma perspectiva de recuperação econômica global, embora ainda haja desafios a serem superados.

Compartilhe Isso