Após um processo de normalização da economia iniciado pela gestão de Javier Milei, os setores bancário e agrícola despontam como os mais promissores para investidores na Argentina, de acordo com a fintech e empresa de análises Bridgewise, que utiliza ferramentas de inteligência artificial para suas projeções.
No relatório da empresa, as recomendações de compra são para Galiza, Banco Macro, Grupo Supervielle e Cresud, enquanto a recomendação é de manter para a AdecoAgro.
Segundo a Bridgewise, os bancos argentinos apresentam grande potencial, especialmente após anos de dificuldades financeiras, devido à baixa penetração do crédito e das hipotecas no país em comparação com padrões regionais e globais. O diretor de investimentos da Bridgewise, Ilan Furman, destaca que os bancos argentinos são bem administrados do ponto de vista do balanço, com destaque para o Galiza, o maior banco argentino, seguido pelo Banco Macro e pelo Grupo Supervielle.
Leia Também
No setor agrícola, a análise da Bridgewise inclui Cresud e AdecoAgro. O Cresud possui e administra um extenso portfólio agrícola, com fazendas na Argentina e no Brasil, enquanto a AdecoAgro atua como empresa agroindustrial, com operações em diversos países da região.
O relatório também destaca os primeiros 100 dias da gestão de Milei, que implementou medidas como redução de subsídios aos combustíveis, cortes nas transferências do governo central para as províncias e ajuste da taxa de câmbio oficial, resultando em um excedente orçamental primário nos primeiros meses do ano.
Apesar dos avanços fiscais, a população argentina enfrenta desafios, como aumento da taxa de pobreza, salários em declínio e queda no consumo de itens essenciais. A economia deve contrair este ano, segundo o Barclays, mas a inflação apresentou uma queda nos últimos meses.
A popularidade de Milei permanece alta, mas sua posição política é isolada, o que pode dificultar a aprovação de reformas significativas no Congresso. A Bridgewise conclui que é cedo para avaliar o sucesso ou fracasso das reformas econômicas, destacando a importância do apoio público e da melhoria da posição política de Milei nas próximas eleições intercalares.