A confiança do consumidor nos Estados Unidos registrou uma queda em abril, conforme apontou uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (12) pela Universidade de Michigan. A leitura preliminar do índice geral de confiança do consumidor ficou em 77,9 neste mês, em comparação com a leitura final de 79,4 em março. Desde janeiro, o índice tem se mantido em uma faixa estreita de 2,5 pontos, bem abaixo dos 5 pontos considerados necessários para uma diferença estatisticamente significativa nas leituras, de acordo com a Universidade de Michigan. Os economistas consultados pela Reuters previam um resultado preliminar de 79,0.
De modo geral, os consumidores estão reservando seu julgamento sobre a economia à luz da próxima eleição, que, na opinião de muitos consumidores, pode ter um impacto substancial sobre a trajetória da economia”, afirmou a diretora de Pesquisas dos Consumidores, Joanne Hsu, em comunicado.
A pesquisa também apontou que as expectativas de inflação para o próximo ano aumentaram para 3,1% em abril, em comparação com 2,9% em março, ultrapassando ligeiramente a faixa de 2,3% a 3,0% observada nos dois anos anteriores à pandemia de Covid-19. Já a perspectiva de inflação para os próximos cinco anos subiu para 3,0%, ante 2,8% no mês anterior.
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A Universidade de Michigan destacou que os consumidores estão avaliando a economia com cautela, tendo em vista o cenário político e as possíveis repercussões nas perspectivas econômicas. A pesquisa reforça a importância de acompanhar de perto a evolução da confiança do consumidor e das expectativas de inflação para compreender melhor o panorama econômico atual.