Categories: Economia

BID pretende divulgar metas conjuntas com bancos multilaterais neste sábado.

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, revelou em entrevista à Reuters na quarta-feira (17) que o BID planeja divulgar um comunicado no sábado com metas conjuntas dos bancos multilaterais de desenvolvimento. Essas metas envolverão o compartilhamento de prioridades e a possibilidade de cofinanciamento de projetos.

Goldfajn explicou que a intenção é que os bancos multilaterais trabalhem como um sistema unificado, buscando maneiras novas e inovadoras de alavancar a concessão de empréstimos. Os bancos multilaterais de desenvolvimento (MDBs) têm sido pressionados a ampliar seu escopo e relevância, especialmente diante das necessidades dos países em desenvolvimento por financiamentos substanciais para lidar com a transição climática.

Um esboço do comunicado conjunto será apresentado na reunião do G20 na quinta-feira, às margens das reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial. A presidência brasileira do G20 colocou a reforma dos bancos multilaterais como tema principal para o dia.

Uma das estratégias-chave do BID é a canalização dos Direitos Especiais de Saque (SDRs) do Fundo Monetário Internacional por meio dos MDBs. Goldfajn espera que o FMI aprove esta iniciativa em uma reunião agendada para maio, abrindo caminho para a busca de investidores âncora pelo BID e outros MDBs.

O presidente do BID ressaltou que o Banco Central Europeu adotou uma postura cautelosa em relação ao uso dos SDRs, o que pode impedir países do bloco de realizar investimentos diretos. No entanto, ele destacou que esses países poderiam atuar no mercado secundário, o que seria crucial para o sucesso do projeto.

Essas iniciativas visam fortalecer a atuação dos bancos multilaterais de desenvolvimento e aumentar sua capacidade de financiar projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e a mitigação das mudanças climáticas. A colaboração entre os MDBs é fundamental para enfrentar os desafios globais e impulsionar o progresso econômico e social nos países em desenvolvimento.

Share

Ultimas Noticias

  • Ciência e Tecnologia

O papel da IA em uma nova pandemia

Nos próximas décadas, há uma probabilidade de 25% de ocorrerem novos surtos de doenças em…

1 hora atrás
  • Saúde

Atendimentos gratuitos para prevenção do retinoblastoma neste sábado (21) no Instituto de Cegos da Bahia

O Instituto de Cegos da Bahia (ICB) em parceria com a campanha “De olho nos…

1 hora atrás
  • Policia

80 chefões são presos na Bahia em 2024, revela Marcelo Werner

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) promoveu, nesta segunda-feira (16), a divulgação do…

1 hora atrás
  • Economia

Economia recua 0,1% de junho para julho, segundo FGV

A economia brasileira teve um recuo de 0,1% na passagem de junho para julho, mas…

1 hora atrás
  • Ciência e Tecnologia

Benefícios do uso de microgéis e nanogéis com ferro na germinação da planta de pepino

Experimento realizado por pesquisadores da Universidade de Franca (Unifran), no interior de São Paulo, mostrou…

2 horas atrás
  • Empregos

Sesc oferece 04 novas vagas de trabalho

O Serviço Social do Comércio, mais conhecido como Sesc, foi criado pela Confederação Nacional do…

2 horas atrás