Washington (Reuters) – A confiança do consumidor dos Estados Unidos sofreu uma queda em abril, atingindo o nível mais baixo em mais de um ano e meio devido a preocupações com o mercado de trabalho e a renda, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (30).
O Conference Board informou que seu índice de confiança do consumidor caiu para 97,0 neste mês, o patamar mais baixo desde julho de 2022, em comparação com os 103,1 registrados em março. Economistas consultados pela Reuters previam que o índice ficaria em 104,0, em vez dos 104,7 informados anteriormente.
“A confiança diminuiu ainda mais em abril, à medida que os consumidores se tornaram menos positivos em relação à situação atual do mercado de trabalho e mais preocupados com as condições futuras dos negócios, disponibilidade de emprego e renda”, afirmou Dana Peterson, economista-chefe do Conference Board em Washington.
“De acordo com as respostas de abril, os níveis elevados de preços, especialmente de alimentos e gás, foram as principais preocupações dos consumidores, com a política e os conflitos globais em um distante segundo plano.”
As expectativas de inflação dos consumidores permaneceram inalteradas em 5,3%.
A deterioração da confiança do consumidor reflete o impacto contínuo da pandemia de Covid-19 na economia dos Estados Unidos, juntamente com as incertezas em relação às políticas governamentais e aos eventos globais. Espera-se que a recuperação econômica seja gradual, à medida que o país continua a lidar com os desafios impostos pela crise de saúde pública.
Em meio a essas condições desafiadoras, as autoridades econômicas estão buscando medidas para estimular o crescimento e restaurar a confiança dos consumidores, a fim de impulsionar a recuperação econômica do país.