Mais de 2,1 milhões de pessoas estão inscritas para participar da primeira edição do Concurso Nacional Unificado, apelidado como o “Enem dos Concursos”. O modelo criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos acontecerá neste domingo (5/5) em 228 municípios.
As provas do Concurso Nacional Unificado serão aplicadas em dois turnos. De manhã, os candidatos farão as provas objetivas de conhecimentos gerais e a discursiva, no caso dos editais de 1 a 7, com duração de duas horas e 30 minutos. As provas objetivas de conhecimentos específicos terão duração de três horas e 30 minutos e serão aplicadas no turno da tarde. Para o edital 8, os candidatos serão testados de manhã, com a prova objetiva de língua portuguesa e a redação, com duração de duas horas e 30 minutos. À tarde, farão as provas objetivas de noções de direito, matemática e realidade brasileira, com tempo total de três horas. O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos será de duas horas. O candidato que deixar a sala antes desse prazo será eliminado do concurso.
As provas serão aplicadas em 75.730 salas distribuídas em 3.665 locais de aplicação, como escolas e universidades. Candidatos do Nordeste poderão realizar a prova em 61 municípios, sendo 18 na Bahia, dois em Alagoas, oito no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, sete em Pernambuco, sete no Piauí, quatro no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe. Na última quinta-feira (25/4), o governo federal divulgou o local das provas de cada candidato a partir da disponibilização do Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Público Nacional Unificado dos concorrentes, na área do candidato.
O concurso será dividido em oito blocos temáticos: Infraestrutura, Exatas e Engenharias; Tecnologia, Dados e Informação; Ambiental, Agrário e Biológicas; Trabalho e Saúde do Servidor; Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Setores Econômicos e Regulação; Gestão Governamental e Administração Pública; e Nível Intermediário. Nesta primeira etapa, o concurso inclui uma prova objetiva, com 70 questões de múltipla escolha, e uma prova discursiva, que pode abordar questões de conhecimento geral ou específicos. Em todos os sete blocos, a prova terá 20 questões de conhecimentos gerais, que incluem temas como…
Os 50 questões de…
As 50 questões de conhecimentos específicos vão cobrar conteúdos de acordo com o edital, mas…
Para o edital 8, dos cargos de nível médio e ensino técnico, a primeira etapa terá prova objetiva e redação. A prova terá 60 questões de múltipla escolha, nas áreas de língua portuguesa, noções de direito, matemática e realidade brasileira…
No mesmo dia da prova, após o encerramento dos dois períodos de exame, os cadernos de provas serão divulgados no site do Ministério da Gestão.
Ao chegar ao local de prova, o candidato deve apresentar o cartão de confirmação de inscrição, que poderá ser impresso a partir do próximo dia 25 na Página do Candidato. Também é preciso apresentar documento de identidade original com foto, de acordo com os mencionados no edital. Não serão aceitas cópias, mesmo que autenticadas. No caso dos documentos digitais, o candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação, na entrada da sala. O aplicativo deve ser baixado no celular previamente e pode ser acessado mesmo sem internet…
O candidato deve levar caneta preta de material transparente. Como não será permitido se comunicar durante as provas, a pasta…
No dia da prova, o ministério recomenda o uso de roupas e sapatos confortáveis, já que serão dois turnos de aplicação e o candidato ficará sentado por um longo período de tempo…
A Fundação Cesgranrio, responsável pelo certame, vai fornecer envelopes porta-objetos aos candidatos que precisem guardar itens como telefones celulares…
O candidato pode levar alimentos e água no dia da prova. As embalagens dos alimentos devem estar lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes…
Conforme o edital, o candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte e/ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como…
O CNU vai preencher 6.640 vagas em 21 órgãos. Desse total, 692 vagas são para cargos de nível médio. Cerca de mil vagas estão disponíveis para qualquer pessoa que tenha concluído o ensino superior…
O candidato poderá participar da seleção de mais de uma das vagas, dependendo dos órgãos escolhidos no momento da inscrição, escolhidas no momento da inscrição…
Para mais informações sobre todo o processo do certame, acesse a página oficial. *Com informações da Agência Brasil*