O Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2024 para o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. O projeto, que é gratuito, recebe candidatos até o dia 31 de julho, seja através de um formulário digital ou em um dos 14 campi da Estácio.
A iniciativa conta com mais de 70 integrantes, incluindo coordenadores, professores e alunos dos cursos de licenciaturas da Estácio, e tem a atriz Malu Mader como embaixadora. Ao longo de seis anos, o programa já beneficiou 1.300 alfabetizados na faixa etária entre 30 e 70 anos, combatendo o analfabetismo nas comunidades do entorno dos 14 campi de ensino da Estácio, localizados nas regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país.
O Programa oferece dois módulos de estudo, permitindo que os alfabetizandos fortaleçam os conhecimentos adquiridos. O módulo II foi desenvolvido para atender aos alunos que desejam continuar a desenvolver a leitura e escrita após concluírem o módulo I.
A novidade deste ano é que todos os estudantes que finalizarem o módulo I poderão ingressar automaticamente no módulo II. Além disso, o módulo II ampliou sua atuação, atendendo também ao público que se enquadra como analfabeto funcional, independentemente da participação no primeiro módulo.
“Consolidamos a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos e construímos, com empatia, um importante legado para mais de 1300 alfabetizados. Em 2024, lançamos o módulo II, que irá atender também aos estudantes que desejam desenvolver ainda mais a leitura e a escrita, ampliando sua autonomia pessoal e contribuindo para uma sociedade com mais dignidade e equidade”, comemora Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, do qual a Estácio faz parte.
Com uma metodologia própria para a alfabetização de jovens e adultos em 100 horas, o módulo I permite que os alunos sejam capazes de ler e escrever pequenos textos com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples. Já o módulo II tem como foco o aperfeiçoamento da leitura, interpretação de textos de forma crítica e escrita, cada módulo do programa tem duração de quatro meses.
Os estudantes matriculados terão aulas com alunos dos cursos superiores de Licenciaturas da Estácio, como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática, com a participação do corpo docente da instituição. As aulas acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração.
O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos promovido pelo Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das instituições de ensino do grupo. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo visa ajudar o indivíduo a exercer a cidadania.
No próximo domingo (24), às 9h, os moradores do bairro Dom Avelar, em Candeias, irão…
A Prefeitura de Candeias iniciou, na quinta-feira (21), a distribuição dos tickets da Cesta Natalina…
A apresentadora Ana Hickmann se pronunciou nesta sexta-feira (22) após o ex-marido, Alexandre Correa, acionar…
Na manhã desta quinta-feira (21), o prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras, participou da inauguração da…
O Hospital Municipal José Mário dos Santos, conhecido como Ouro Negro, retornará à gestão integral…
As eleições municipais de 2024 em Candeias, Bahia, estão sendo marcadas por disputas acirradas e…