O curso de Relações Internacionais da Unijorge teve sua equipe formada por alunas e um professor selecionada para participar da 19ª edição do Congresso Acadêmico Sobre Defesa Nacional (CADN), que acontecerá de 22 a 26 de julho, na Escola Naval, no Rio de Janeiro.
O evento, promovido pela Escola Superior de Defesa, vinculada ao Ministério da Defesa, escolhe os melhores autores de artigos científicos em todo o país para apresentarem seus trabalhos acadêmicos.
Sob a orientação do professor Neuton Messias da Silva Neto, as estudantes Amanda Matias Mirandola Oliveira, Kayanne Simões dos Santos de Sales, Letícia dos Santos Souza e Michelle Lomi Carreiro Cesarino Santos integraram o grupo selecionado com o artigo “Hidropolítica Amazônica: a liderança brasileira para o fortalecimento da agenda de segurança hídrica na Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)”.
O professor Neuton explica que o artigo abordou as potencialidades estratégicas dos rios da bacia amazônica e a relevância da pauta para a Defesa Nacional, além de investigar a capacidade do Brasil de liderar o debate sobre a hidropolítica regionalmente, com enfoque na OTCA.
A coordenadora do Curso de Relações Internacionais, Katiani Zape, destaca que a equipe da Unijorge foi a única da Bahia selecionada para todas as edições do Congresso no pós-pandemia. “Essa participação será mais um reconhecimento da excelência acadêmica dos discentes de RI da instituição”, comemora.
A participação no CADN representa uma importante oportunidade para os estudantes e o professor apresentarem seus estudos, além de interagirem com outros especialistas e profissionais da área de Defesa Nacional. O evento proporciona um ambiente de troca de conhecimentos e experiências enriquecedoras.
Durante o congresso, serão discutidos temas relevantes para a segurança e defesa do país, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos participantes. A presença da equipe da Unijorge reforça a qualidade do ensino e da pesquisa desenvolvidos no curso de Relações Internacionais da instituição.
A expectativa é que a participação no CADN impulsione o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos, ampliando sua visão sobre as questões relacionadas à Defesa Nacional e fortalecendo sua atuação futura nessa área.
Em meio a um cenário de desafios e mudanças constantes, a presença da equipe da Unijorge no Congresso Acadêmico Sobre Defesa Nacional representa um passo significativo na trajetória acadêmica e profissional desses estudantes, que estão comprometidos em contribuir para o debate e a reflexão sobre temas tão relevantes para o país.