Último dia para inscrições gratuitas no Prouni 2024 é sexta-feira (26)

Por Redação
3 Min

O prazo para se inscrever no processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2024 encerra nesta sexta-feira, dia 26 de julho. Criado em 2004, o programa federal propõe a oferta de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas.

O Prouni acontece semestralmente, e nessa segunda edição do ano, o Ministério da Educação disponibiliza 243.850 bolsas, sendo 170.319 integrais (100%) e 73.531 parciais (50%). Essas vagas estão distribuídas em 367 cursos de 901 instituições participantes do programa. Na Bahia, estão em jogo cerca de 11.830 bolsas integrais e 4.374 parciais oferecidas por instituições de ensino, de acordo com informações do Ministério da Educação (MEC).

Para realizar a inscrição, é necessário acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando o login e senha cadastrados no portal de serviços digitais do governo federal. Importante ressaltar que as inscrições no Prouni são gratuitas, como ressaltou uma nota publicada pelo Ministério da Educação. O alerta foi emitido após a identificação de um site falso que estava cobrando uma taxa ilegal de R$ 100 dos inscritos. Esse site fraudulento reproduzia a identidade visual da página oficial, com o intuito de enganar os candidatos.

Ao realizar a inscrição, os candidatos devem fornecer um endereço de e-mail e número de telefone válidos, preencher os dados pessoais e familiares, e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. Tudo isso de acordo com a renda familiar bruta mensal per capita do estudante.

Para concorrer a uma bolsa do Prouni, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação. Além disso, é fundamental atender aos critérios socioeconômicos, comprovando uma renda familiar per capita que não ultrapasse um salário mínimo e meio para as bolsas integrais, e três salários mínimos para as bolsas parciais.

Compartilhe Isso