O Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) estará disponível nesta quarta-feira (7/8) para os mais de 2,11 milhões de candidatos. Através da Área do Candidato, na mesma página em que realizaram a inscrição, os participantes poderão acessar o documento a partir das 10h. Para visualizá-lo, é necessário fazer login com as informações da conta no portal Único do governo federal, o Gov.br.
Dentre as informações contidas no cartão de confirmação estão o número de inscrição, a data, horário e local da prova, assim como a possibilidade de requisição de atendimento especializado ou o uso do nome social, caso seja necessário. Embora não seja obrigatório, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomenda que os candidatos levem o cartão no dia da realização do exame, marcado para o dia 18 de agosto.
Os portões dos locais de prova serão abertos às 7h30 e fechados às 8h30 no turno da manhã, seguindo o horário de Brasília. Já no período da tarde, os portões abrirão às 13h e serão fechados às 14h. É importante que os candidatos estejam atentos a esses horários para evitar transtornos no dia da prova.
Leia Também
No último sábado (3/8), os Correios deram início à distribuição das provas do CPNU para mais de 228 cidades em todo o Brasil, onde serão aplicadas as avaliações. Desde maio, quando houve o adiamento da prova, os malotes contento as provas foram mantidos em local sigiloso por questões de segurança.
O Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como o “Enem dos Concursos”, é uma oportunidade para milhões de candidatos buscarem uma vaga no serviço público. Com uma estrutura semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o CPNU tem o objetivo de unificar os processos seletivos e tornar mais acessível a participação dos interessados em concorrer a vagas em diversas áreas.
Portanto, é fundamental que os candidatos estejam preparados e se organizem para o dia da prova, seguindo todas as orientações e procedimentos indicados. O cartão de confirmação de inscrição é um documento importante que deve ser verificado com antecedência para evitar imprevistos no dia do exame. Através do apoio do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, espera-se que o CPNU seja realizado de forma transparente e eficiente para todos os candidatos envolvidos.