Estado contrata 1.624 profissionais para Educação Especial na Bahia

Por Redação
3 Min

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou, no Diário Oficial desta sexta-feira (6/9), o Edital n°15/2024 para a contratação, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), de 1.624 profissionais. As oportunidades são para diversas funções, todas voltadas para atuação junto aos estudantes da rede estadual de ensino com necessidades de atendimento especial.

Ao todo, estão disponíveis 509 vagas para cuidador educacional, 173 vagas para intérprete de libras, 78 vagas para instrutor de libras, 101 vagas para brailista e 763 vagas para técnico de atendimento educacional especializado – AEE. O prazo do contrato é de 36 meses, podendo ser prorrogado por igual período, e o regime de trabalho varia entre 30 e 20 horas semanais, dependendo da função.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 12 de setembro a 2 de outubro, mediante o pagamento da taxa no valor de R$ 70. Todo o processo de inscrição deve ser feito exclusivamente via internet, no site da banca contratada, a Fenaz do Pará. O processo seletivo simplificado ocorrerá em duas etapas: prova prática e prova objetiva, marcadas para o dia 17 de novembro. A previsão é de que o resultado final seja homologado até 17 de janeiro de 2025.

Rosário Muricy, superintendente de Recursos Humanos da Educação, ressaltou a importância da contratação de novos profissionais para a inclusão social das Pessoas com Deficiência (PcD) e para o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Essa legislação visa assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, promovendo sua inclusão social e cidadania.

“A iniciativa do Governo do Estado tem como objetivo garantir a oferta de profissionais qualificados para atender às necessidades educacionais especiais dos estudantes matriculados, além de proporcionar recursos e equipamentos que promovam a qualidade do ensino em um ambiente inclusivo, capaz de garantir o pleno desenvolvimento educacional, psicossocial, cultural e linguístico dos estudantes”, explicou a superintendente.

A contratação desses novos profissionais reflete os investimentos do Governo do Estado na área educacional, especialmente no que diz respeito à inclusão e à qualidade do ensino oferecido aos estudantes com necessidades especiais. A oferta de vagas nesse edital representa mais um passo na direção de uma educação mais inclusiva e acessível a todos os alunos, independentemente de suas limitações ou particularidades.

Com informações da Ascom/SEC.

Compartilhe Isso