O Brasil registrou um aumento de 5,6% no número total de estudantes dos cursos de ensino superior em 2023, em comparação com o ano anterior, segundo dados do Ministério da Educação divulgados com base no Censo de Educação Superior. O país agora conta com 9,9 milhões de alunos matriculados, o maior número em nove anos.
O levantamento também aponta que há atualmente 4,9 milhões de matrículas em cursos a distância, representando 49% do total. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a tendência é que os estudantes dos cursos de educação a distância superem os matriculados em cursos presenciais ainda este ano, com diferença de apenas 150.220 matrículas.
Ao longo do período de 2018 a 2023, o número de cursos de educação a distância no Brasil cresceu impressionantes 232%. Esse impulso na modalidade ocorreu especialmente durante a pandemia de Covid-19 em 2020. As instituições privadas concentram a maioria dos inscritos nos cursos a distância, totalizando 79,3% do total. Enquanto isso, as instituições públicas viram uma diminuição de 0,4% nas vagas ocupadas na modalidade a distância, representando 20,7% do total.
O diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier, destacou a importância do crescimento no número de alunos matriculados no ensino superior e enfatizou a necessidade de investir na qualidade da educação a distância. Niskier ressaltou que a modalidade de ensino a distância permite a democratização do acesso ao ensino superior em todo o Brasil.
Outro dado relevante do Censo de 2023 do MEC é que 51% dos alunos cotistas concluíram seus cursos, um percentual superior aos estudantes não cotistas, que atingiram 41%. O Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram apontados como contribuintes para o sucesso dos cotistas na conclusão de seus cursos.
Pela primeira vez, o Censo mediu a proporção de alunos que concluíram o ensino médio em 2022 e ingressaram no ensino superior no ano seguinte. Os dados mostraram que 27% desses estudantes alcançaram o terceiro grau, com destaque para os alunos das escolas federais, com 58% de ingresso na educação superior. Entre os estudantes da rede privada, 59% conseguiram avançar para o ensino superior após concluir o ensino médio.
O cenário educacional brasileiro reflete um aumento significativo no número de estudantes matriculados no ensino superior, impulsionado principalmente pelos cursos de educação a distância. O desafio atual é manter e aprimorar a qualidade do ensino nessa modalidade, garantindo a ampla e democrática oferta educacional em todo o país.