Categories: Bahia Educação Salvador

Ufba lança site para denúncias e anuncias outras medidas de segurança

Doze dias depois de os estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) criarem um site para denunciar os casos de furtos e roubos ocorridos dentro da instituição, a universidade anunciou que vai disponibilizar um site semelhante. Outras medidas, como o monitoramento de carros e a ampliação no número de câmeras de segurança, também serão adotadas.

O anúncio das ações foi feito pelo reitor da Ufba, João Carlos Salles, na manhã desta segunda-feira (12). Segundo ele, além do portal, os estudantes, professores e servidores da unidade terão à disposição um aplicativo para usar nos celulares. A expectativa da instituição é de que eles estejam em funcionamento depois do recesso de ano novo.

“Ele será o novo portal de segurança da faculdade, onde notificações poderão ser feitas de forma oficial, ao contrário do que acontece nas redes sociais. Ele poderá ser usado também para outras questões, como pedidos de reparos na iluminação e poda de árvores, por exemplo. É um mecanismo para aproximar a universidade da comunidade”, afirmou.

Quando estiver pronto o site vai se chamar: www.seguranca.ufba.br. Neste segundo semestres de 2016, a Ufba registrou 40 ocorrências de furtos e roubo dentro da instituição. O número é o dobro do que foi registrado no mesmo período do ano anterior.

O número de câmeras de segurança da instituição será ampliado. Atualmente, 576 equipamentos fazem a vigilância eletrônica nos campus e prédios. Salles informou que outras 44 câmeras foram adquiridas e ainda serão instaladas. As imagens registradas, são encaminhadas para a Coordenadoria de Gestão de Segurança da Ufba (Coseg).

Polícia Militar

O reitor informou também que está em diálogo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para intensificar o policiamento no entorno da universidade, mas garantiu que a Polícia Militar permanecerá fora do campus. “Hoje, nós gastamos R$ 3,4 milhões, mensalmente, com a segurança na Ufba. Isso representa, aproximadamente, 34% do nosso custeio, ou seja, existe uma preocupação e um investimento em segurança”, afirmou.

Ainda segundo Salles, a instituição criou um grupo de trabalho de segurança com oito diretores e representantes dos estudantes, professores e servidores da Ufba. O objetivo é estudar as ações implementadas e o andamento da segurança dentro da universidade.

A reitoria também prepara uma licitação para a contratação de novos servidores para a Coseg. O prazo para o lançamento do edital ainda não foi definido.

por iBahia

Share

Ultimas Noticias

  • Ciência e Tecnologia

Nova bateria chinesa revolucionará transporte público

A empresa CATL, gigante chinesa do setor de baterias para veículos elétricos, lançou recentemente um…

1 hora atrás
  • Saúde

Zé Gotinha substituído: vacina oral por versão injetável no Brasil

A decisão de substituir a vacina oral poliomielite (VOP), também conhecida como vacina da gotinha,…

1 hora atrás
  • Policia

TSE estabelece diretrizes para atuação da PRF nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) definiram…

1 hora atrás
  • Esportes

Bahia e Vitória têm cachaças oficiais para comemorar vitórias!

A tradicional cachaçaria de alambique, a Seleta, decidiu prestar homenagem a dois times do estado…

2 horas atrás
  • Empregos

SIMM informa oportunidades Sexta (20/09)

VAGAS DO SIMM 20/09/2024 Na data de hoje, o Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra…

2 horas atrás
  • Camaçari

Batida de carros causa feridos na Estrada da Cetrel

Um acidente envolveu dois carros na tarde desta quinta-feira (19) em um trecho da rodovia…

2 horas atrás