Se você está ansioso, tentando descobrir o que pode cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acalme-se. Às vésperas da prova, o professor de Biologia Anderson Moreira adianta o segredo: é preciso analisar o contexto das questões.
“Sistema endócrino pode cair? Sim, mas no contexto de alimentação. O Enem é uma prova crítica, que fala sobre comportamentos. Por isso, é importante olhar a prova como um cidadão”, sugere Moreira.
Ele foi um dos cinco educadores convidados pelo CORREIO para comentar temas que podem ser cobrados nas questões de Matemática e Ciências da Natureza, que serão cobradas neste domingo (12), no segundo dia de provas.
Leia Também
Os professores Ricardinho e Anderson Moreira, de Biologia, apostam nos assuntos ligados a temas ambientais. Entre os conteúdos estão o desequilíbrio ambiental, a ecologia de ecossistemas, a introdução da espécie exótica, biologia celular, genética e evolução. O professor Ricardo afirma que é necessário estar atento às questões. “É uma prova atraente e a parte da evolução pode vir dentro de outro trecho climático. O candidato precisa estar atento para não ser atraído pelas imagens”, chama a atenção.
Em Matemática, não dá pra esquecer de porcentagem, geometria analítica e espacial e das funções de primeiro e segundo graus. A recomendação é do professor do Antônio Vieira Toni Santana. Ele ainda arrisca as questões de trigonometria e progressão aritmética e também destaca a importância da habilidade na hora de resolver as questões.
“Hoje, o Enem trabalha com habilidades, transitando por alguns assuntos. Muitas vezes, o candidato não vai precisar usar a fórmula. Ele vai pegar o texto da questão, o gráfico e fazer a análise”, explicou o professor Toni.
Os candidatos também não podem esquecer dos assuntos de Química. Nessa área, os professores Marivan José e Victor Benevides ressaltam os conteúdos relacionados a química orgânica, inorgânica e ambiental. Marivan José ainda sugere alguns temas presentes no Enem do ano passado. “Termoquímica é uma coisa que sempre cai”, alerta o educador. Outros conteúdos que ele também cita são composto orgânico e isometria.
Na temida prova de Física, não pode faltar os assuntos de energia. “Energia é o caminho, é o canal”, brinca o professor Mário Roullet. Outro conteúdo que ele recomenda para os candidatos são as ondas. Segundo o educador, toda prova do Enem tem pelo menos três questões com o tema. “A prova é um link. Química, Física e Biologia se completam”, afirma ele. Gravitação, hidrodinâmica também são outros conteúdos citados por Roullet.
Quer ainda revisar para o segundo dia do Enem? CORREIO traz guia
Quem quer se ‘divertir’ respondendo alguns simulados, o CORREIO tem 8 simulados para quem quer treinar hoje. O conteúdo, produzido pela SAS Plataforma de Educação, está disponível aqui.
Mas se quiser relaxar, instrutora de Yoga ensina movimentos para antes e durante a prova. Confira.
No dia da prova
Os candidatos também devem estar atentos à alimentação adequada no dia do exame. “Vestibular não é piquenique”, comenta o professor de Física. Segundo ele, também é preciso acordar cedo para que o estudante consiga chegar bem na prova.
O candidato também deve prestar atenção aos materiais que precisa levar. O Inep recomenda que o estudante leve documento de identificação original com foto (não vale carteirinha de estudante nem certidão de nascimento) e caneta esferográfica de tinta preta, de material transparente – leve mais de uma!
E se você perdeu ou teve a carteira identidade roubada? Clique aqui e veja o que fazer.
Ônibus terão reforço e orientação é chegar com antecedência
Neste domingo (12), na capital, 93 linhas de ônibus terão reforço, com 560 veículos, segundo a Semob. Como no primeiro dia de prova, a operação especial vai acontecer das 7h às 15h e atende aos principais corredores da orla, miolo e Subúrbio. O metrô funcionará normalmente. Os portões dos locais de prova abrem às 11h e fecham às 12h (13h no horário de Brasília).
A Transalvador informou que equipes de fiscalização estarão presentes nos principais corredores de tráfego e disciplinarão o trânsito nas escolas de maior movimento, especialmente para impedir o estacionamento irregular de veículos e bloqueios que possam acarretar prejuízos aos estudantes. O órgão orienta ainda que os candidatos se dirijam aos locais de prova com antecedência, a fim de evitar atrasos devido ao grande fluxo de veículos próximos às escolas.
Não foram autorizados eventos nos horários do Enem a fim de evitar transtornos.
Inscritos
Na Bahia, 490.233 mil candidatos se inscreveram para fazer o Enem 2017 – 26,2% a menos que o ano passado, segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Só que 158.839 não compareceram ao primeiro dia de provas.
O estado registrou o maior percentual de faltosos no Nordeste. Em segundo lugar, no ranking regional, ficou o Maranhão (29,4% de abstenções) e, logo depois, Pernambuco (28,7%). No Brasil, o estado com maior porcentagem de abstenções foi o Amazonas, com 39,30%.
Na Bahia, a prova é aplicada em 160 municípios.
Por Correio 24 horas