O Governo do Estado anunciou que as atividades letivas nas instituições de ensino superior públicas e privadas, na Bahia, poderão ser retomadas a partir desta terça-feira (3/11). O decreto com a liberação será publicado nesta sexta (30).
De acordo com comunicado da Secretaria de Educação da Bahia (Sec), a decisão foi tomada considerando a redução dos índices de contaminação pelo novo coronavírus no estado e leva em conta a efetividade das ações de prevenção e combate à Covid-19, além de estabelecer protocolos de segurança homologados pelo Poder Executivo Estadual.
As próprias instituições ficarão responsáveis por estabelecer o seu calendário de retorno às aulas, desde que implementem os protocolos de segurança, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), levando em consideração sua infraestrutura. Dentre as orientações gerais estão as medidas com relação à higiene dos locais, distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas,ocupação máxima de 50% da capacidade e uso obrigatório de máscara de proteção.
Dentre outras medidas, as instituições também devem estabelecer horários escalonados de entrada, saída e intervalos das aulas, para evitar aglomerações, e aferir a temperatura de todos que acessarem as mesmas, com o direcionamento para acompanhamento de saúde daqueles com medição igual ou superior a 37,5 °C. Fica suspenso o uso de catracas, borboletas ou similares com biometria para o acesso às instituições.