Inscrições para o Enem 2023 estão abertas: Saiba como participar

Por Redação
3 Min
Foto: Divulgação

 

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão oficialmente abertas a partir desta segunda-feira (5). Os interessados em participar do certame, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, têm até o dia 16 de junho para realizar o cadastro na Página do Participante. A taxa de inscrição é de R$ 85 e o pagamento deve ser efetuado até o dia 21 de junho.

O edital do Enem 2023, contendo o cronograma e as regras para o exame, foi publicado no início do mês. Além de apresentar as datas e horários das provas, o documento detalha os documentos necessários e as obrigações dos participantes, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela organização do Enem e divulgou critérios para correção das provas, bem como os procedimentos para pessoas que necessitam de cuidados especiais durante o concurso.

Os gabaritos das provas objetivas serão disponibilizados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais estarão disponíveis a partir do dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.

O Enem é uma prova do Governo Federal que tem como objetivo avaliar o desempenho individual dos participantes. Além de servir como requisito para ingresso em universidades no Brasil (através do Sisu e Prouni) e em Portugal (através do Enem Portugal), o exame também é utilizado para solicitar financiamento estudantil e apoio estudantil, como o Fies e o Prouni.

Mesmo que não seja necessária para ingressar em instituições de ensino, a realização do Enem pode ser uma oportunidade para testar os conhecimentos. Os resultados de todas as provas são importantes para gerar indicadores educacionais do país.

É importante ressaltar que algumas pessoas têm direito à inscrição gratuita, ficando isentas do pagamento da taxa. Para isso, é necessário estar na última série do ensino médio em escola da rede pública, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista integral em escola privada, com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, ou estar inscrito no Cadastro Único.

Compartilhe Isso