A diminuição no número de escolas estaduais, e no número de matrículas, se deve ao processo de municipalização das unidades escolares.
Os alunos da rede estadual de ensino voltam às aulas na próxima segunda-feira. Segundo a Secretaria Estadual de Educação da Bahia (SEC), este ano, 850.096 estudantes já se matricularam nas 1.369 escolas estaduais nos 417 municípios do estado. Com a abertura da matrícula para os cursos de Educação Profissional, que acontecem também na próxima segunda, serão 870 mil matriculados.
O número representa uma redução de 1,1% em relação ao ano anterior, quando 880.905 estudantes se matricularam na rede estadual de ensino. De acordo com a SEC, o número de matrículas deve crescer ao longo do ano, já que as escolas continuam matriculando alunos durante o ano letivo.
Também houve redução na quantidade de unidades escolares da rede estadual, que passou de 1385, em 2014, para 1.369, em 2015. De acordo com a SEC, a diminuição no número de escolas estaduais, e no número de matrículas, se deve ao processo de municipalização das unidades escolares, quando as prefeituras passam a assumir as escolas de Ensino Fundamental. Os 140 mil alunos da rede municipal de educação de Salvador iniciaram suas aulas no dia 05 de fevereiro.