Prouni: inscrições vão começar na próxima terça-feira (16)

Por Redação
8 Min

Aquela nota da edição 2014 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terá na próxima semana a última chance de se tornar a porta de acesso para o ensino superior para milhares de vestibulandos. Na segunda-feira (8), o Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União o edital de seleção do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

As inscrições do programa começam no dia 16 de junho (terça-feira) e vão até as 23h59 do dia 18 (quinta-feira). O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas integrais ou parciais (50%) em cursos de instituições privadas de ensino — diferente do Sisu, que serve apenas para ingressar em instituições públicas.

Concorrência

Esse processo seletivo do segundo semestre é considerado mais “fácil” pelos estudantes, que acreditam que os concorrentes mais fortes —  aqueles que obtiveram notas maiores — já ingressaram no primeiro semestre em instituições públicas ou privadas.

 

Prouni: inscrições vão começar na próxima terça-feira (16) (Foto: EBC)
Prouni: inscrições vão começar na próxima terça-feira (16)
(Foto: EBC)

A estudante Ana Caroline Brandão Nunes, 18 anos, no entanto, pode quebrar essa lógica para os concorrentes ao curso de Ciência Biológicas. “Consegui bolsa na Ucsal e na Dom Pedro com a nota do ano passado, que não foi ruim, mas optei por terminar um curso técnico que já fazia e entrar na faculdade agora”, conta ela, confiante.

Segundo o MEC, através da assessoria de imprensa, a expectativa é de que o número de vagas desse semestre e a consulta dos cursos por instituição só devem ser liberados no final da semana, ou na segunda-feira, véspera das inscrições.

No segundo semestre do ano passado, a Bahia teve 5.269 vagas — sendo 2.684 delas apenas em Salvador. O que confirma o comentário dos estudantes nas redes sociais: o número de vagas para essa época do ano é menor do que no início do ano. No primeiro semestre deste ano, 9.334 bolsas foram disponibilizadas para a Bahia — em todo o país, foram mais de 213 mil bolsas.

Quem pode

Para se habilitar e concorrer a uma vaga, o estudante precisa atender a critérios econômicos. Para conseguir uma bolsa integral em uma instituição de ensino, a renda familiar do estudante, por pessoa, tem que ser de até um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.182.

Para bolsas parciais (50%), essa renda familiar por pessoa não pode ser maior que três salários mínimos (atualmente, R$ 2.364). Professores em efetivo exercício do magistério da educação básica que queiram cursar alguma licenciatura estão isentos dos critérios de renda.

É preciso também ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter tido bolsa integral caso tenha estudado em colégio particular. O concorrente não pode já ter diploma de graduação. Ter feito o Enem 2014 é indispensável aos concorrentes. Mas atenção: não vale ter tirado nota zero na Redação nem ter obtido um valor abaixo de 450 na média das habilidades.

O que precisa

No momento da inscrição, o estudante só precisa informar o número de inscrição e a senha usados no Enem, além do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Ao se inscrever, o candidato pode fazer até duas opções de curso e instituição.

Ana Carolina, que foi aluna do Colégio Anísio Teixeira, diz que a preocupação não é nem a inscrição, mas o passo seguinte: a matrícula. “A pessoa precisa ficar bem ligada na documentação que pedem depois que passa. Não dá para pegar na última hora. Deve ser bem chato ganhar a bolsa e depois não entrar por causa de um documento”, afirma Ana Carolina.

E quem não passar de primeira precisa ficar atento também às chamadas feitas para ocupar as vagas restantes: nesse semestre, a primeira chamada é no dia 22 deste mês e a segunda, no dia 6 de julho.

Da inscrição ao resultado, o processo ocorre online e pode ser acompanhado pela página oficial do programa — prouni.mec.gov.br. Os candidatos deverão informar, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa entre as disponíveis.

Fies

E se o candidato contemplado com uma bolsa de 50% não puder pagar a outra metade da mensalidade? Nesses casos, se a instituição escolhida pelo estudante integrar o cadastro do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), este poderá ser acionado para que o programa custeie o restante do 50% do valor da mensalidade do curso.

O estudante de engenharia da computação Gabriel Mendes, 18, fez ao contrário: ele já garantiu o Fies, mas quer agora reduzir o valor financiado através do Prouni. “Estou confiante. Com a bolsa, eu vou reduzir pela metade o valor que terei que pagar após o curso. Mesmo que seja algo para o futuro, já é um valor que pode ter outro proveito”, conta ele.

Candidatos podem se inscrever até amanhã para vagas do Sisu

Termina as 23h59 de amanhã a inscrição para a segunda edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que dá acesso às principais universidades do Brasil. Na Bahia, são 3.925  vagas disponíveis para inscrição no site sisu.mec.gov.br.

Todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e obtiveram nota acima de zero na Redação podem tentar uma vaga nas instituições públicas de ensino superior vinculadas ao Sisu. Serão selecionados alunos para mais de 1.500 cursos de graduação, distribuídos em quase 300 carreiras.

Em todo o país, o Sisu 2015 oferece em 55.576 vagas em 72 instituições, entre federais e estaduais. Basta informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. Os candidatos não precisam pagar para fazer a seleção pelo sistema. O resultado será divulgado no próximo dia 15 em uma única chamada, e a matrícula deve ser feita na instituição de ensino nos dias 19, 22 e 23 de junho.

Quem não conseguiu uma vaga na chamada regular pode participar da lista de espera se inscrevendo na página do Sisu, na internet, entre 15 e 26 de junho. A Ufba reservou 1.482 vagas e a UFRB, 885. Entre as estaduais baianas há 486 vagas na Uneb e 386 na Uesb.

O Ifba tem 362 vagas e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifbaiano), 140. A Unilab, em São Francisco do Conde, tem 104 vagas, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco, 80.

Compartilhe Isso