Pais de alunos surdos denunciam falta de intérpretes nas escolas municipais.

Por Redação
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A relação entre pais e gestão escolar tem sido um ponto sensível para muitos responsáveis por alunos da rede municipal de ensino de Salvador. Com relatos de dificuldades enfrentadas por estudantes como Pedro Henrique dos Santos, matriculado na Escola Municipal de Nova Esperança Professor Arx Tourinho, e Thaysa Maria de Souza, aluna da Escola Municipal Barbosa Rodriguês, a pressão sobre a falta de suporte adequado para as necessidades especiais de seus filhos é evidente.

Marisan Gomes dos Santos, mãe de Pedro Henrique, desabafa que o filho tem chegado em casa desanimado e com todas as tarefas incompletas, o que tem afetado o seu desempenho acadêmico e o seu bem-estar emocional. Ela relata que as atividades chegam sem serem feitas e com lacunas, reforçando a tristeza do filho. A ausência de compreensão por parte da escola tem sido um ponto crucial para a situação delicada em que se encontra o estudante.

Ticiana de Sousa, psicopedagoga e mãe de Thaysa Maria de Souza, compartilha a mesma preocupação em relação à falta de suporte adequado na escola de sua filha. Segundo Ticiana, a Escola Municipal Barbosa Rodriguês enfrentou um período sem intérpretes entre abril e maio do ano passado, o que impactou diretamente no aprendizado de Thaysa. Apesar de um contrato temporário ter sido estabelecido posteriormente, a falta de um intérprete voltou a ser uma realidade para a aluna.

A psicopedagoga destaca que as tentativas de contato com a gestão municipal têm sido infrutíferas, com respostas que indicam que uma licitação está em andamento para a contratação de novos intérpretes. No entanto, a demora no processo tem gerado preocupação e frustração entre os pais, que veem seus filhos sendo prejudicados pela falta de suporte necessário para garantir uma educação inclusiva e de qualidade.

Em resposta às demandas dos pais, a Secretária de Educação informou que o processo de contratação de novos intérpretes está em fase final e que os profissionais serão convocados assim que esse processo for concluído. Contudo, o prolongamento da resolução do problema tem gerado descontentamento e ansiedade entre os familiares, que esperam uma solução rápida e eficaz para garantir o acesso adequado à educação de seus filhos.

Diante desse cenário, fica evidente a importância de uma comunicação eficaz e de ações rápidas por parte das autoridades competentes para atender às necessidades dos alunos com deficiência e promover um ambiente escolar inclusivo e acolhedor para todos. A voz desses pais deve ser ouvida e suas demandas atendidas de forma prioritária para garantir o direito à educação de qualidade para seus filhos. É fundamental que a gestão escolar esteja atenta e comprometida em oferecer o suporte necessário para garantir o pleno desenvolvimento e aprendizado de todos os estudantes, independentemente de suas necessidades especiais.

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