Enem 2024: Prazo para pedir isenção termina na sexta-feira (26)

Por Redação
3 Min

Os estudantes interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até esta sexta-feira (26/4) para solicitar a isenção na taxa de inscrição. O prazo também se aplica ao envio de justificativas de ausência na edição de 2023.

A solicitação de isenção deve ser realizada na Página do Participante, utilizando o login do Gov.br. O resultado da solicitação será divulgado no dia 13 de maio. Os estudantes que tiverem seus pedidos de isenção negados poderão entrar com recursos entre os dias 13 e 17 de maio, com o resultado final sendo divulgado no dia 24 do mesmo mês.

Os critérios para solicitar a isenção da taxa de inscrição são os seguintes:

– Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio (em 2024) em escola da rede pública listada no Censo Escolar;
– Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada;
– Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, membros de famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico);
– Inscritos no programa Pé-de-Meia.

A justificativa de ausência é destinada aos participantes que obtiveram isenção da taxa de inscrição no Enem 2023, não compareceram aos dias de prova e desejam solicitar isenção na edição deste ano. A documentação comprobatória do motivo da ausência deve ser enviada por meio da Página do Participante e pode incluir boletim de ocorrência por assalto ou furto, acidente de trânsito, falecimento na família, maternidade ou paternidade, entre outros.

É importante salientar que a confirmação da solicitação de isenção ou justificativa de ausência no Enem não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar as provas em data ainda não definida pelo Ministério da Educação deverão efetuar a inscrição virtualmente.

Portanto, os estudantes que se enquadram nos critérios estabelecidos têm até o prazo final desta sexta-feira para solicitar a isenção na taxa de inscrição do Enem 2024 e apresentar justificativa de ausência, caso necessário. O processo é fundamental para garantir a participação no exame e oportunizar o acesso ao ensino superior.

Compartilhe Isso