Eleições

Último debate entre Lula e Bolsonaro é marcado por acusações mútuas de “mentiroso”

Foto: AB

 

O último debate entre os candidatos à Presidência da República no segundo turno teve início nesta sexta-feira às 21h30 e foi finalizado às 23h55, na TV Globo. Os oponentes se acusaram mutuamente de forma massiva de serem “mentirosos”.

O primeiro bloco foi aberto com Bolsonaro perguntando a Lula por que o programa eleitoral do PT teria veiculado que o atual governo, se reeleito, dará fim ao 13º salário, às horas extras e às férias, além de não reajustar o salário mínimo e a aposentadoria.

Mais uma vez, Lula chamou o adversário de mentiroso e disse que o governo Bolsonaro não concedeu aumento real ao salário mínimo em seus 4 anos de governo e que, houve, apenas, reposição inflacionária.

Bolsonaro insistiu em chamar Lula de mentiroso e Lula sacou de dado recentes divulgados  na imprensa nacional de que comprovadamente Bolsonaro mentiu 6.498 vezes durante o atual mandato. Lula rebateu, citando que em sua gestão concedeu 74% de aumento real ao salário mínimo.

O segundo bloco foi iniciado com Lula questionando Bolsonaro sobre o Combate à Pobreza. O ex-presidente pergundou por que o povo ficou miserável no atual governo e Bolsonaro apresentou dados isolados do Ipea, mas não respondeu de forma assertiva à questão.

Lula, então, pontuou que o povo passa fome porque a reforma previdenciária implementada durante o governo Bolsonaro diminuiu o valor real das aposentadorias.

Na sequência, Bolsonaro, ao perguntar a Lula sobre a Constituição Federal (CF), questionou as invasões de propriedade privada apoiadas pelo PT. Lula respondeu que as terras invadidas eram improdutivas e foram desapropriadas pelo Incra. O petista finalizou acusando o oponente de desrespeitar a CF, pois tem o hábito de ameaçar e xingar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro perguntou a Lula qual sua opinião sobre a criação de empregos no atual governo. E Lula pontuou que o a atual gestão considera a formalização de microemprendedores individuais (MEIs) criação de emprego. “Por isso que você diz que aumentou o número de emprego. Eu quero saber de quantas carteiras foram assinadas”, apontou o candidato do PT.

Lula pergunta: até quando o desmate no bioma brasileiro,sobretudo na Amazônia. Lula diz que reduziu o desmatamento em 80%. Criou 5 institutos de biomas, ganhando respeito internacional.20 mil km 2 por ano no gov de lula e bolsonaro 11 mil km 2 por ano. “Tudo o que Bolsonaro quer fazer, o PT já fez”, disse Lula, sobre a questão ambiental.

Considerações finais

Em suas considerações finais, Lula disse pretender restabelecer a harmonia no país e afirmou que os melhores momentos do país foram durante seu governo, quando não havia ódio, a educação e a cultura funcionavam e o salário mínimo aumentava acima da inflação. Bolsonaro frisou ser contra as drogas e o aborto e a favor da família brasileira. Destacando que 90% da população é cristã.

Share

Ultimas Noticias

  • Ciência e Tecnologia

Drones misteriosos geram pânico e teorias conspiratórias online

Avistamentos de drones em Nova Jersey, nos Estados Unidos, têm gerado grande repercussão e alimentado…

50 minutos atrás
  • Ciência e Tecnologia

Filmes de multicamadas por eletrodeposição: saiba mais sobre o experimento

Uma pesquisa recente descreveu a obtenção de filmes de multicamadas que poderão ser aplicados como…

1 hora atrás
  • Esportes

Vitória contrata atacante e meia para temporada de 2025

O Vitória vai contar com mais dois reforços para a próxima temporada: o atacante Bruno…

2 horas atrás
  • Empregos

Empresa busca Monitores de Ressocialização: 30 vagas

A Empresa com sede em Lauro De Freitas - BA, está oferecendo oportunidades de emprego…

2 horas atrás
  • Camaçari

Ventilado para SEDUC, Professor Márcio corteja Luiza Maia na vaga

O vereador eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Professor Márcio, demonstrou interesse em contar com…

2 horas atrás
  • Politica

Roberto Carlos comemora aprovação do título de cidadão baiano ao presidente da FBF.

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (17), o projeto de…

2 horas atrás