A empresa mexicana Vitro deve implantar uma unidade de produção de embalagens de vidro para o segmento de cosméticos e perfumaria em Camaçari, atendendo principalmente o Grupo Boticário. O empreendimento vai ser construído em uma área de, aproximadamente, 92 mil metros quadrados, na BA-535, mais conhecida como Via Parafuso.
A expectativa é que durante o processo de implantação da planta industrial a empresa gere cerca de 2 mil vagas de emprego. Quando entrar em operação, a Vitro deve ofertar 600 oportunidades para atuação no setor de produção da fábrica.
A empresa está aguardando apenas a licença ambiental, que será emitida pela Prefeitura, para dar início ao processo de compra de equipamentos e aos detalhes para a construção. De acordo com o gerente de projetos da Vitro, Álvaro Pinho Sotto Maior, com a liberação da licença ambiental a empresa deve começar as obras no prazo de seis meses. A previsão é que a fábrica esteja operando no máximo em um ano e meio, após o início da construção.
Na avaliação do prefeito Antonio Elinaldo (DEM), essa é uma grande oportunidade para a cidade. “Um dos grandes problemas que temos hoje no município é o desemprego, e essa é uma preocupação da gestão. Por isso estamos empenhados em trazer para cá empresas sérias e comprometidas que tragam benefícios, como emprego e receita”, declarou Elinaldo.
Por apresentar um mercado crescente, a Bahia chamou a atenção dos investidores da empresa mexicana. O estado apresenta grande potencial de crescimento no ramo de cosméticos, com a atuação do Grupo Boticário, os centros de distribuição da Avon e Natura, além dos complexos de bebidas em Camaçari, Dias D’Ávila e Alagoinhas, que também utilizam embalagens de vidro para seus produtos.
Para colocar a fábrica em operação em Camaçari, a empresa deve fazer um investimento de, aproximadamente, R$ 400 milhões para a obra e aquisição de equipamentos. Camaçari vai abrigar a primeira unidade da empresa na América do Sul. Fora do México, a Vitro está apenas nos Estados Unidos.