Profissões do Futuro – Quais são elas e como se preparar?

Por Redação
10 Min
Pixabay

O mercado de trabalho já não é mais o mesmo. O avanço da era digital e um empurrãozinho dado pelo Coronavírus mudaram – e estão mudando – os modelos de negócios, consolidando com isso novas profissões, as chamadas profissões do futuro(saiba mais aqui).
Por isso, compreender quais são as principais características delas auxilia na preparação dos atuais profissionais, tanto dos novatos, que estão ingressando no mercado de trabalho, bem como dos que já possuem experiência e desejam se recolocar no mercado.

As novas tecnologias e toda a transformação digital que elas proporcionam nos pequenos e grandes empreendimentos viabilizam o surgimento de muitas profissões que, para muita gente, ainda são desconhecidas.

Sendo assim, para você não ficar no meio do caminho, perdido sem saber onde estão as novas oportunidades que o mercado traz, não deixe de ler esse artigo sobre as profissões do futuro.

 

Profissões do futuro em alta 

Descobrir quais são as profissões do futuro não é um exercício de adivinhação, nem mesmo pode ser considerada uma arte mágica, dominada por magos com visão além do alcance. Nada disso!

Para ficar por dentro do que o mercado de trabalho nos reserva basta ficar atento ao que acontece ao nosso redor. Ao entender a relevância da transformação digital nas empresas, por exemplo, já é possível ter uma noção acerca das profissões do futuro. A compreensão de como a pandemia vai impactar a economia aponta também uma luz sobre o que vamos encontrar pelo caminho em termos de mercado profissional. 

Nesse caso, quando você perguntar para o seu sobrinho o que ele vai ser quando crescer, não estranhe se ele responder algo como os termos a seguir. 

Pixabay

Gestor de Big Data

O Big Data é um conceito cada vez mais utilizado no atual cenário dominado pelas ferramentas digitais. O Big Data, na verdade, consiste no grande volume de dados gerados no dia a dia das empresas.

Tais dados correspondem postagem em redes sociais, conteúdos de vídeos, blogs, enfim, uma série de informações desordenadas que, ao serem devidamente organizadas e interpretadas, se tornam fundamentais para a gestão do negócio e realização de estratégias.

A análise e o gerenciamento de dados são tão relevantes que já existe profissionais especializados exclusivamente nessa função. 

O Gestor de Big Data analisa, organiza e prepara os dados para serem utilizados na geração de relatórios e painéis de indicadores de desempenho (dashboards). Tudo isso para a constituição do que chamamos de Business Intelligence.

Business Intelligence? Sim, mais um termo em inglês que profissionais do futuro irão encontrar muito por aí. Promover o conceito do “Negócio Inteligente” nas empresas é uma das atribuições do Gestor de Big Data, que gerencia os dados para obter bons resultados.

Quem deseja seguir essa carreira deve contar com um bom conhecimento sobre informática, matemática, estatística, bem como dominar algumas ferramentas próprias para a análise de dados, como o Google Analytics, o DataMent e o KNIME Analytics Platform.

 

Coaching

Esse é o profissional que ajuda outras pessoas a obterem sucesso em suas respectivas carreiras e objetivos de vida. Não por acaso, existem diversos segmentos que podem ser orientados por um coaching.

Sendo o coach de finanças, coach esportivo, coach de relacionamentos, enfim, como o ser humano está em constante busca de realização tanto profissional quanto pessoal, há várias alternativas onde o coach pode atuar.

Para quem almeja seguir a profissão de coach, vale salientar que há escolas destinadas para essa formação específica, ensinando técnicas e disponibilizando ferramentas capazes de auxiliar possíveis clientes. 

Ser curioso em relação aos anseios humanos, ter boa comunicação e querer ajudar as outras pessoas são alguns dos requisitos para esse tipo de profissional. 

No entanto, vale frisar que antes de ser coaching é preciso ter uma formação acadêmica sólida, em especial nas áreas de Saúde e Psicologia.  

Pixabay

 

Profissional de logística

Diante do avanço do e-commerce, devido à praticidade que ele proporciona e também por causa da pandemia, a atuação do profissional de logística nas empresas será cada vez mais requisitada.

Esse profissional tem o objetivo de gerenciar aspectos importantes de uma empresa, que envolvem o transporte, entrega, distribuição e o armazenamento de produtos.

A preparação para atuar nessa profissão abrange a realização de cursos destinados para essa área. É importante também dominar mais de um idioma, pois cada vez mais, devido às possibilidades da internet, as empresas estão se voltando para o comércio exterior.

Além do mais, saber trabalhar sob pressão também é importante para quem quer se preparar e atuar como profissional de logística, pois é uma área bastante dinâmica, muitas vezes de prazos apertados e que exige do profissional pensamento e respostas rápidas.

 

Especialista em Inteligência Artificial

A IA, a famosa Inteligência Artificial, já deixou de ser uma possibilidade e se tornou uma realidade. No futuro ela estará cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e, consequentemente, também na gestão de uma empresa.

Um exemplo disso é o avanço da IoT, também conhecida como Internet das Coisas. Ela consiste na presença maciça da internet no cotidiano das pessoas, permitindo que os vários objetos de uma casa ou empresa – e até de uma cidade – estejam conectados.

Sendo assim, é aí que as portas do mercado de trabalho estarão cada vez mais abertas para os profissionais dessa área, que saibam desenvolver e implementar recursos e tecnologias baseados em Inteligência Artificial.

Para se preparar quando o assunto é IA, é fundamental ter conhecimentos em informática, linguagens de programação, entender algoritmos e estudar a fundo conceitos que envolvem o Machine Learning (Aprendizado de Máquina) e Cloud Computing (Computação em Nuvem).

PIXABAY

Profissional de e-commerce

 

Já há algum tempo que muitos consumidores optam pela realização de compras online. A possibilidade de escolher um produto ou um serviço sem sair de casa, com apenas um clique, significa praticidade.

Além disso, em tempos de Coronavírus, a digitalização dos negócios mostrou para muitos gestores que a luz no fim do túnel é o e-commerce, pois dessa forma é possível manter o número de vendas ainda em alta.

A tendência é que, mesmo após a pandemia, as vendas online continuem em alta. É por isso que uma das profissões do futuro está ligada ao profissional capaz de trabalhar em todas as frentes do comércio eletrônico. 

Quais ferramentas utilizar? Como abordar os clientes? Como captar leads? Essas são algumas das respostas que tais profissionais estarão aptos a responder.

Para atuar nessa profissão, é necessário dominar os preceitos básicos do Marketing Digital, bem como ficar atento também para as novas tecnologias envolvendo Chatbots, métodos de pagamentos e ferramentas de gerenciamento de e-commerce, como o Magento e o Shopify.

“Não se fazem mais profissionais como antigamente”

Mas isso não é ruim, pelo contrário, as novas tecnologias permitem que o mercado esteja em constante transformação e isso exige que os profissionais fiquem atento para essas mudanças.

Além disso, essas novas ferramentas digitais demandam também novos conhecimentos por parte dos profissionais que irão dominar as profissões do futuro. 

Se até alguns anos ninguém falava em Machine Learning e Computação em Nuvem, por exemplo, hoje em dia elas são essenciais no dia a dia das organizações. Até mesmo o modelo de trabalho em Home Office influencia nas tendências de mercado.

Todas essas mudanças e novidades resultam no aperfeiçoamento de antigas profissões e também no surgimento das chamadas profissões do futuro

Portanto, quando você pensar em ingressar no mercado de trabalho, ou até mesmo tentar se recolocar nesse mercado, é importante olhar para a frente e ver o que o futuro reserva em termos de possibilidades profissionais.

E aí, diante das alternativas, você já sabe qual o caminho vai seguir?

Compartilhe Isso