O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), abriu mais um processo seletivo para a contratação de trabalhadores temporários para o Censo Demográfico 2022. São 15.075 vagas para recenseador, que exige nível fundamental completo. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado. As inscrições que são gratuitas, começam nesta quinta-feira (28) e se encerram na segunda-feira, 1º de agosto.
A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, ou seja, os candidatos não precisarão fazer provas para o cargo, apenas enviar documentos com suas qualificações.
Segundo o edital publicado no “DOU”, os candidatos devem levar a ficha de inscrição até um dos postos do IBGE listados no edital. A versão completa do edital ficará disponível no site do IBGE.
A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
A jornada de trabalho recomendável para a função é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.
O trabalho do recenseador envolve a coleta de dados em domicílios para agregar dados atualizados dos moradores do país ao Censo 2022.
O que faz um recenseador?
O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador.