Acelen abre inscrições para jovens iniciarem a jornada no mercado de trabalho

Por Redação
4 Min

A Acelen, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a AVSI Brasil, lançou dois projetos voltados para a capacitação de jovens e lideranças comunitárias da região vizinha à Refinaria de Mataripe, na Bahia. Os projetos, denominados Jornada Jovem Acelen e Acelera OSC, têm como objetivo ampliar as oportunidades de desenvolvimento socioeconômico para os moradores da região.

O projeto Jornada Jovem Acelen tem como propósito aumentar o número de jovens com competências pessoais e profissionais, preparando-os para ingressarem no mercado de trabalho. Neste ciclo, serão selecionados 100 jovens com idade entre 15 e 29 anos, que participarão de um programa de capacitação e encaminhamento para o mercado de trabalho. Em 2024, está prevista a abertura de outra turma. O projeto Acelera OSC, por sua vez, apoiará 30 Organizações da Sociedade Civil (OSC) por meio de formações e mentorias com foco no processo de legalização e formalização dessas instituições, além de capacitação para elaboração e implementação de projetos nos municípios vizinhos da refinaria.

As inscrições para ambos os projetos estarão abertas de 29 de maio a 7 de junho de 2023. Para participar do projeto Jornada Jovem Acelen, os jovens devem residir nos municípios de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Ilha dos Frades, Ilha de Maré e Ilha de Bom Jesus dos Passos, ter renda familiar de até dois salários mínimos, não possuir vínculo empregatício e ter concluído ou estar cursando o ensino médio. O processo seletivo incluirá provas online e dinâmicas de grupo presenciais, e os documentos necessários para a inscrição são RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda familiar e atestado de matrícula ou conclusão do ensino médio.

Para o projeto Acelera OSC, as organizações da sociedade civil interessadas devem estar formalizadas há pelo menos um ano como associações privadas sem fins lucrativos, organizações religiosas ou cooperativas sociais, e estar registradas nos municípios de Candeias, Madre de Deus ou São Francisco do Conde. A inscrição pode ser realizada preenchendo uma ficha eletrônica disponível no link bit.ly/aceleraosc, e alguns documentos podem ser solicitados durante o processo.

As aulas dos dois projetos terão início em julho, em Candeias, e terão duração de cinco meses para os jovens e três meses para as OSCs. Durante a etapa de formação, os jovens receberão auxílio para transporte e alimentação. Além disso, após a conclusão do programa, haverá monitoramento de oportunidades e acompanhamento dos jovens em sua jornada em busca de inserção no mercado de trabalho.

Essa parceria entre Acelen, Fundação Banco do Brasil e AVSI Brasil representa um investimento conjunto de aproximadamente R$ 4,4 milhões para promover o desenvolvimento socioeconômico da região onde se encontra a Refinaria de Mataripe. As ações realizadas pela Acelen visam atender às necessidades e oportunidades identificadas na região, com foco no desenvolvimento local e em um futuro promissor para os moradores da região.

SERVIÇO

Projeto Acelera OSC

Oportunidade: 30 vagas para Organizações da Sociedade Civil (OSCs)
Perfil: Organizações da Sociedade Civil ativas e localizadas nos municípios de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde
Inscrição: bit.ly/aceleraosc
Prazo: 29 de maio a 7 de junho de 2023
Projeto Jornada Jovem Acelen

Oportunidade: 100 vagas para jovens de 15 a 29 anos
Perfil: Jovens residentes nos municípios de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Ilha dos Frades, Ilha de Maré e Ilha de Bom Jesus dos Passos, com renda familiar de até dois salários mínimos, sem vínculo empregatício e com ensino médio incompleto ou concluído
Inscrição: bit.ly/jornadajovem
Prazo: 29 de maio a 7 de junho de 2023

Compartilhe Isso