Concurso será realizado no dia 16 de janeiro, na Senzala do Barro Preto.
Participantes foram selecionadas entre 50 mulheres em dezembro de 2015
No dia 16 de janeiro, 15 candidatas irão disputar o título de “Deusa do Ébano 2016”, em Salvador. Considerado o maior concurso de beleza negra do país, a festa irá eleger pela 37ª vez a Rainha do Ilê Aiyê, bloco carnavalesco com mais de 40 anos de história.
O desfile final irá ocorrer na Senzala do Barro Preto, sede do bloco Ilê Aiyê, na Ladeira do Curuzu. O evento é conhecido como a Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê. Para se inscrever no desfile, as candidatas deveriam ter idades entre 18 e 30 anos, além de ter identidade com a agremiação carnavalesca.
Conforme os organizadores, a “Deusa do Ébano” tem a missão de levar ao público o encanto e consciência que a mulher negra necessita para elevar sua autoestima e censo crítico.
Em 2015, a vencedora do desfile foi a professora de educação física Alexandra Amorim, que participava da disputava pela quarta vez. A Deusa do Ébano desfila com destaque durante todo o Carnaval, representa o Ilê Aiyê em eventos sociais e integra sua comitiva em viagens e turnês, dentro e fora do Brasil.
Finalistas de 2016:
Larissa Oliveira dos Santos
Anã Paula da Silva Santos
Jucineide Ferreira dos Santos
Juciara do Espírito Santo
Vanessa Ferreira dos Santos
Ialê Marley Freitas da Silva
Milena Sampaio da Silva
Daniele Nobre Nascimento
Camila Cruz Silva
Rosana Dias de Jesus
Edmeire Cerqueira do Rosário
Cecília da Silva Santos
Carla Dandara Nascimento Pereira
Elaine Cristina Silva Lima
Daiane de Souza Conceição
Por Carnaval Na Bahia 2016