Donald Sutherland, ator de Presidente Snow, morre aos 88

Por Redação
2 Min

Donald Sutherland, renomado ator de filmes como ‘Orgulho & Preconceito’ e a famosa trilogia ‘Jogos Vorazes’, além de ter sido premiado com um Emmy por ‘Citizen X’, faleceu nesta quinta-feira (20), em Miami, onde estava hospitalizado devido a uma doença não revelada. Ele tinha 88 anos de idade.

+ A Grande Conquista 2: Prova da Virada! Veja quem escapou da Zona de Risco nesta quarta (19)

O vencedor do Oscar Honorário em 2017 também era pai do ator Kiefer Sutherland, vencedor do Emmy aos 24 anos, e do experiente executivo da CAA Media Finance, Roeg Sutherland. A notícia foi confirmada pela CAA ao portal Deadline. Donald deixa sua esposa, Francine Racette, e os filhos Roeg, Rossif, Angus, Kiefer e Rachel, assim como 4 netos.

A trajetória de Donald Sutherland

Nascido em 17 de julho de 1935, em Saint John, no Canadá, Donald Sutherland acumulou cerca de 200 créditos em filmes e TV ao longo de mais de 60 anos de carreira, participando como convidado em episódios de séries dos anos 1960, como ‘Os Vingadores’, ‘Corte Marcial’ e ‘O Homem Estranho’.

O ator tornou-se conhecido no cinema após sua atuação em ‘The Dirty Dozen’, de 1967, dirigido por Robert Aldrich, interpretando o personagem Vernon Pinkley ao lado de Lee Marvin, Ernest Borgnine, Charles Bronson, George Kennedy, Telly Savalas, entre outros. O filme foi um sucesso na época e ainda é considerado um clássico do cinema de guerra americano.

Sutherland foi premiado com um Globo de Ouro por sua atuação no filme para televisão ‘Path to War’, assim como um Emmy Award e um Globo de Ouro por seu papel na minissérie ‘Citizen X’. Nos últimos anos, conquistou o público mais jovem ao interpretar o Sr. Bennet em ‘Orgulho e Preconceito’ e o presidente Snow na trilogia ‘Jogos Vorazes’.

Compartilhe Isso