As emissoras abertas Record, RedeTV!eSBT endureceram o diálogo e começaram a comunicar ao público em geral que deixarão a grade de programação das operadorasNET,Claro eSKY a partir do próximo dia 29 de março.
Em comunicado lido pelo jornalista Celso Freitas e divulgado durante os intervalos comerciais, as emissoras alegam que estas empresas (NET, Claro e SKY) “se recusam a negociar os direitos de transmissão com Record TV, SBT e RedeTV, ao contrário do que já fazem com grupos estrangeiros e até com outras emissoras nacionais”.
O comunicado informa ainda que juntas as emissoras detêm grande parte da audiência da TV aberta. “Lamentamos a falta de diálogo das operadoras, o que impediu um acordo que respeitasse o desejo do público brasileiro”, complementa a mensagem.
A Simba Content divulgou nota oficial sobre o caso. Confira:
“A Simba Content esclarece que está em negociação nesse momento com as operadoras de canal por assinatura e que fará todo o esforço para que o cliente dessas empresas não fique sem o conteúdo das três emissoras que, juntas, representam uma parte significativa da audiência na televisão paga.
A Simba esclarece que seu conteúdo já está disponível para todo o cidadão brasileiro através do sinal digital de forma totalmente gratuita.”
De acordo com o Acordo em Controle de Concentração publicado pelo Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica – em maio de 2016, o Simba pode negociar livremente os valores a serem cobrados de grandes operadoras (que possuem mais de 20% de concentração de mercado), das operadoras médias (entre 5% e 20% de concentração) o preço não deve ser superior aos demais praticados por outras emissoras abertas. Já as pequenas operadoras possuem menos de 5% do mercado poderão receber os sinais gratuitamente sem qualquer cobrança.
Vale lembrar que esse valor cobrado pela Simba só vale para as três gigantes, operadoras consideradas pequenas como, Nossa TV,Oi TV, Vivo TV, KlinTv e TVs Acabo continuaram carregando o sinal das emissoras gratuitamente.
Com o comercial sendo veiculado durante a programação das três emissoras o sac de atendimento ao cliente tem atingido altas ligações de clientes reclamando e muitos deles ameaçando cancelar o atual pacote contratado.
A Anatel prever que quando um canal seja retirado da grade de programação da operadora outro do mesmo gênero deve ser adicionado pois se assim não ocorrer os assinantes pode cancelar a assinatura sem nenhuma multa a ser cobrada.
Simba Content