
Mata de São João foi presenteada com reinauguração da Casa da Cultura. Após pouco mais de um ano fechada para requalificação, a edificação centenária foi entregue totalmente moderna, com novo piso, pintura, novo telhado, além de reparos na hidráulica e na elétrica. Entre as novidades, estão: a iluminação cênica, nova climatização, sinalização completa com totem, além de assentos mais modernos e confortáveis.
A cerimônia de reinauguração da Casa da Cultura contou com uma exposição fotográfica de imagens do Parque Klaus Peters, produzidas pelo fotografo Fábio Lima; exposição dos artistas plásticos da Associação dos Artistas Contemporâneos Matenses – Asacom; escultura de barro, máscaras das caretas de Praia do Forte, além de totens com fotos antigas do município.
Leia Também

Com o auditório lotado, o evento de reabertura da Casa contou com a participação da Orquestra Sinfônica Juvenil, apresentação do Coral do Conservatório de Música a Fanfarra Nova Geração que contou com a participação dos músicos da Filarmonica Lira Candeense, além das homenagens feitas pelas crianças da Creche do Centro de Referência e Creche Municipal.

O prefeito Marcelo Oliveira falou sobre a importância do equipamento histórico para o município. “A inauguração dessa Casa a Cultura, me enche de orgulho. Na verdade, foi uma requalificação que nós fizemos em que trocamos todo o telhado, forro, mudamos o layaut, piso, compramos móveis novos e vamos comprar todo o equipamento de som e imagem. Quero agradecer nosso deputado João Gualberto, porque uma parte do investimento foi resultado da aplicação dos recursos que ele mandou de Brasília para o nosso município”, destaca.
Histórico
O antigo Mercado Municipal, também conhecido como Casa de Farinha, teve uma relevante importância no cenário econômico e cultural de Mata de São João durante o século passado. Consta nos registros históricos, que o Mercado, que era um centro comercial de grande destaque na região, foi construído em 1920 e em 1969 foi reformado pelo então gestor municipal, Ladislau Reis de Souza.