A RecordTV foi alvo de uma ação do Ministério da Justiça nesta semana. O órgão determinou, conforme publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira (29), que a emissora altere a classificação da novela ‘Jesus’. A autoclassificação da Record, uma novela “não recomendada para menores de 10 anos, foi vetada e elevada para “não recomendada para menores de 12 anos”.
O motivo da determinação é que durante análise da novela foram constatadas tendências como apelo sexual, consumo de droga lícita, presença de arma com violência, morte intencional, ato violento, pena de morte, presença de sangue e crueldade.”
O despacho, assinado pelo diretor do departamento de Políticas de Justiça, Geraldo Luiz Nugoli Costa, observa que a Record já havia sido notificada sobre os problemas, mas “os ajustes realizados pela emissora não foram suficientes para sustentar a classificação” original.
Nem mesmo novelas já encerradas têm escapado do olhar rigoroso do Ministério da Justiça. Em 15 de julho, o governo elevou a classificação indicativa de “Deus Salve o Rei”, da Globo, que havia terminado no final de julho.