Filarmônica Lira dos Artistas celebra 113 anos com documentário inédito

Por Redação
2 Min
Foto: Divulgação

Um repertório composto por dobrados e marchas sob a regência do maestro Francisco Carlos Santos de Jesus dão o tom musical do documentário “Filarmônica Lira dos Artistas: 113 anos de música”. O vídeo inédito tem o objetivo de levar ao público uma história concisa e a primeira apresentação virtual desta banda musical. O lançamento acontece nesta sexta-feira, 27, às 19h, com exibição nos perfis da filarmônica no Instagram e no Facebook, além do canal do grupo no YouTube.

O trabalho, que terá reprises no sábado, 28, e no domingo, 29, no mesmo horário e mesmas mídias, apresenta também composições de Caetano Veloso, como A Luz de Tieta e Tropicália. A ideia é apresentar as canções que se tornaram clássicos nas performances no grupo. O projeto, dedicado ao maestro Miguel Lima e a memória do professor, compositor e comunicador, Jorge Portugal, ambos santamarenses, foi gravado dentro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, na cidade de Santo Amaro, estado da Bahia.

A Sociedade Filarmônica Lira dos Artistas foi fundada no dia 1º de março de 1908 e se consolidou enquanto instituição cultural fundamental para o calendário de celebrações religiosas e cívicas de Santo Amaro, através de apresentações públicas.

O grupo também se revela no trabalho de formação de gerações de músicos, beneficiados pela escola da instituição quando crianças e jovens ou incorporados à filarmônica como profissionais.

O documentário foi produzido por Mauricio Pessoa e Kiko Souza. O projeto contou com apoio financeiro do Governo Federal, por meio da Lei Aldir Blanc, distribuído pelo Prêmio das Artes Jorge Portugal, da Secretaria de Cultura do Governo da Bahia.

Compartilhe Isso