Entre os países que vetaram a estreia da animação está a China, maior mercado de cinema do mundo.
A Walt Disney não conseguiu permissão para exibir o seu novo filme da Pixar, “Lightyear”, em 14 países do Oriente Médio e da Ásia, afirmou uma fonte nesta segunda-feira (13), e a animação não deve estrear na China, maior mercado de cinema do mundo.
Uma produtora de “Lightyear” disse à Reuters que autoridades na China pediram cortes ao filme. A Disney se recusou a fazê-los e ela presume que o filme não estreará naquele país também. A animação mostra um casal homossexual que troca um breve beijo, o que levou os Emirados Árabes Unidos a proibirem o filme.
Os Emirados Árabes Unidos disseram que a relação viola os padrões de conteúdo de mídia do país. A homossexualidade é considerada um crime em muitos países do Oriente Médio.
Cena de ‘Lightyear’
Representantes de outros países, como Arábia Saudita, Egito, Indonésia, Malásia e Líbano, não responderam de imediato aos pedidos de comentário sobre os motivos que os levaram a não permitir que o filme fosse exibido.
Chris Evans faz a voz do personagem principal, Buzz Lightyear, um lendário patrulheiro espacial. No Brasil, o personagem é dublado pelo apresentador Marcos Mion.
No filme, uma amiga próxima de Buzz é uma patrulheira espacial que se casa com outra mulher. Uma cena que mostra marcos na relação do casal inclui um breve beijo.
Assista ao trailer 2 de ‘Lightyear’.