O penúltimo episódio de A Casa do Dragão foi ao ar na noite do último domingo (17) nos canais HBO e HBO Max. The Green Council (O Conselho Verde) honrou a tradição dos penúltimos episódios de Game of Thrones e mostrou que ninguém está a salvo quando o assunto é o Trono de Ferro. A primeira temporada da prequel baseada no épico Fire & Blood (Fogo & Sangue) de George R. R. Martin termina na próxima semana.
Leia Também
O nono episódio de A Casa do Dragão não teve a presença de Rhaenyra Targaryen (Emma D’Arcy), de Daemon Targaryen (Matt Smith) ou de seus herdeiros. The Green Council (O Conselho Verde) se tratou se usurpação, traições e mortes.
ALERTA SPOILERS!
O Rei Viserys I (Paddy Considine) está morto e notícia de sua morte se espalha rapidamente pela Fortaleza Vermelha. A Rainha Alicent Hightower (Olivia Cooke) assume que as últimas palavras de Viserys foi declarando o primogênito dos dois, Aegon Targaryen (Tom Glynn-Carney), como o legítimo herdeiro dos Sete Reinos.
Alicent fala para seu pai, Otto Hightower (Rhys Ifans), os supostos desejos de Viserys. A Mão do Rei convoca o Conselho Real, entretanto o conselho está dividido com alguns membros já traçando planos para Aegon assumir o Trono de Ferro.
Durante o conselho, Harrold Westerling (Graham McTavish) e Lyman Beesbury (Bill Patterson) ficam indignados com os planos para usurpar o trono. Sir Criston Cole (Fabien Frankel) mata Lyman na frente do conselho, deixando claqo que quem manda são os Verdes.
Para manter a morte do Rei longe de Rhaenyra, Otto e os Verdes prendem todos os servos nas masmorras e mantém a Princesa Rhaenys Velaryon (Eva Best) presa em seu quarto. Enquanto as pessoas são presas ou mortas, Alicent pergunta a Otto se ele planeja matar Rhaenyra e não fica feliz com a resposta.
Aegon não é encontrado na Fortaleza Vermelha, Alicent ordena Cole e Aemond Targaryen (Ewan Mitchell) atrás de seu primogênito e Otto manda os gêmeos Arryk e Erryk Cargyll (Luke e Elliott Tittensor). Enquanto procuram Aegon, Aemond confessa que não se importaria em assumir o Trono.
Na Fortaleza Vermelha, Alicent confronta Rhaenys e oferece Driftmark em troca de seu apoio aos Verdes. A Princesa zomba da Rainha e diz que Alicent é comanda por homens. Mysaria (Sonoya Mizuno) conta a Otto o paradeiro de Aegon e a Mão do Rei fica lhe devendo um favor. Otto manda os gêmeos atrás de seu neto e quando eles o encontram, Cole e Aemond lutam contra os gêmeos. Aegon diz a seu irmão que eles deveriam fugir e os dois brigam, Aemond o leva a Fortaleza Vermelha.
Alicent se encontra com Larys Strong (Matthew Needham) durante a noite, Larys conta a Rainha que sua empregada Talia (Alexis Raben) é uma espiã de Mysaria. Para pagar a informação, a Rainha deixa Larys ver seus pés, o novo Lorde Strong se masturba na frente da Rainha.
Larys arma um novo incêndio e mata Talia, nesse momento Rhaenys é liberta e foge para Porto Real. Antes da coroação, Aegon fala para Alicent que Viserys nunca quis que ele fosse rei. A cidade inteira assiste a coração e Otto proclama Aegon Rei, Aemond observa a cerimônia com ciúmes e Aegon fica por um momento genuinamente feliz.
A cerimônia perde o controle quando um dragão interrompe a coroação. O dragão de Rhaenys, Meraxes, parte em direção a família real e, em vez de incinerá-los, ele ruge e Rhaenys parte para Dragonstone.