A Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut) reagiu às acusações feitas pelo Flamengo e Fluminense após seus jogos pelo Brasileirão ontem (04) e anunciou que irá ao STJD contra os dois clubes cariocas.
No empate por 2 a 2 entre Fluminense e Atlético-MG, Felipe Melo recebeu um cartão amarelo no primeiro tempo e, ao ser advertido, dirigiu-se a Raphael Claus dizendo: “O John Textor tem razão”.
Horas mais tarde, o Flamengo empatou em 1 a 1 com o Red Bull Bragatino e Bruno Spindel, dirigente do Rubro-Negro, fez duras críticas à arbitragem, afirmando: “A gente vai ter que dizer que tem roubo? Manipulação? Vamos ter que falar isso para respeitarem o Flamengo”.
Em defesa de seus árbitros, a Abrafut entrará com uma notícia de infração no STJD contra os dois times. A notícia de infração é um recurso pelo qual uma parte interessada informa ao STJD que alguém cometeu uma infração estabelecida no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O inquérito busca apurar se houve infração.
Na íntegra, a nota da Abrafut aborda as acusações feitas por Felipe Melo e Bruno Spindel. O jogador do Fluminense foi citado por reclamar e acusar, fazendo menção às alegações sem fundamento do dono do Botafogo. Já o dirigente do Flamengo foi citado por se revoltar contra a atuação do árbitro e insinuar que o clube está sendo prejudicado, além de pressionar a arbitragem.
A Abrafut destacou que a arbitragem está sendo injustamente atacada e utilizada como bode expiatório para encobrir os erros cometidos pelos jogadores e equipes. A associação enfatizou a importância do trabalho dos árbitros e ressaltou que as falhas em campo e o comportamento dos jogadores e comissão técnica são determinantes para o desempenho do jogo.
A entidade afirmou que é fundamental que haja confiança no trabalho da arbitragem para garantir um futebol de qualidade para os profissionais envolvidos e para os torcedores. Em defesa dos seus árbitros, a Abrafut tomará as medidas cabíveis e entrará com uma notícia de infração no STJD.