Um vídeo que circula nas redes sociais revela que a Arena do Grêmio, em Porto Alegre, foi saqueada na manhã deste domingo (05). Nas imagens, é possível ver um grupo de pessoas arrombando e saqueando uma das portas das lojas do estádio. A administração do clube afirmou que ainda não conseguiu mensurar o prejuízo.
O jornal O Globo informa que as autoridades consideraram a Arena um ponto vulnerável e por isso foi evacuada na sexta-feira (03). O estádio do tricolor gaúcho foi um dos locais afetados pelo aumento do nível do rio Guaíba, causado pelas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, responsáveis por 75 mortes e 103 desaparecidos em decorrência dos temporais no estado.
A Conmebol adiou os jogos da Grêmio e do Internacional, pela Libertadores e Copa Sul-Americana, respectivamente, que estavam programados para a próxima semana. Ambas as equipes iriam atuar fora de casa, mas a estrutura de treinamento dos clubes foi afetada pelas chuvas.
A CBF também já havia adiado os jogos do Grêmio — contra o Criciúma, pelo Brasileiro — e do Inter — contra o Juventude, pela Copa do Brasil, e o Cruzeiro, pelo Brasileiro — devido à impossibilidade dos clubes de realizar os treinos. Os centros de treinamento de ambos e a Arena do Grêmio encontram-se alagados, e as atividades foram suspensas.
O centro de treinamento do Internacional foi inundado na manhã da sexta-feira. O CT Parque Gigante já estava previsto para ser afetado pelo nível do lago ao longo do dia. O clube se preparou para alagamentos no complexo, como ocorreu em setembro e novembro de 2023. Segundo o site do ge, o Internacional informou que fechou o CT e proibiu o acesso da imprensa por questões de segurança. Além disso, foram adotadas medidas de segurança e proteção dos equipamentos utilizados pela equipe de futebol.