O futebol brasileiro conhece neste domingo (6) o último classificado para a Libertadores 2016 e os rebaixados para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro do próximo ano.
São Paulo, 4°, e Internacional, 5° colocado, disputam a chance de estar na Copa Libertadores nesta 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro de 2015. Os paulistas precisam de um empate diante do Goiás, que está na 19ª com 38 pontos e luta por um milagre para ficar na elite. Mas, neste caso, torcem para que o Internacional não goleie o Cruzeiro, no estádio da Beira-Rio, por pelo menos 7 gols de diferença, para igualar nas vitórias e ultrapassar no saldo de gols.
O Inter tem que vencer o bicampeão brasileiro e torcer para que o São Paulo perca o jogo em Goiás, ou empate e consiga tirar a diferença no saldo de gols.
Corinthians, Atlético Mineiro e Grêmio já estão garantidos na competição continental.
O Corinthians foi campeão por antecipação, chegou ao sexto título e pode atingir o maior número de pontos na atual fórmula. O recorde é do Cruzeiro com 80, número atual do Timão.
Na parte de baixo, apenas o Joinville já caiu para a Série B. As outras 3 vagas têm 5 times lutando para não serem rebaixados: Coritiba, 43 pontos, Avaí 41, Figueirense 40, Vasco 40 e Goiás 38 pontos.
Depois da difícil situação do Goiás, a pior é da do tetracampeão Vasco da Gama, campeão carioca deste ano, que somente tem chance de não cair pela 3ª vez em 8 anos se ganhar do Coritiba, que mesmo derrotado não vai ser ultrapassado pelos cariocas pela incrível diferença no saldo: menos 11 contra menos 26 dos cariocas.
O Avaí vai a São Paulo tendo que vencer o Corinthians, na Arena, na festa que os campeões devem fazer. Se empatar ou perder, os catarinenses ficam na dependência de empates de Figueirense, Vasco da Gama e Goiás.
O Figueirense precisa vencer e torcer por empate ou derrota do Avaí ou derrota do Coritiba e tirar a diferença de 6 gols a favor dos paranaenses.
O Coritiba se livra com um empate e mesmo com a derrota pode continuar o Campeonato Brasileiro, pois o saldo de gols é melhor, embora negativo, do que todos os outros dois concorrentes (Vasco da Gama e Figueirense).