Três dias após estabelecer a melhor marca mundial nos 400 metros com barreiras, o velocista brasileiro Alison dos Santos, o Piu, conquistou mais uma vitória em uma etapa da Diamond League (Liga Diamante), considerada a mais importante do circuito mundial de atletismo organizado pela World Athletics. Neste domingo (2), em Estocolmo (Suécia), Piu demonstrou domínio total na prova de sua especialidade, ao atravessar a linha de chegada em 47s01. O segundo lugar ficou com Kyron McMaster (48s05), atleta das Ilhas Virgens Britânicas, seguido pelo norte-americano CJ Allen (48s12) em terceiro.
Na última quinta-feira (30), o paulista de São Joaquim de Barra já havia registrado o melhor tempo do ano na prova (46s63) ao vencer a etapa de Oslo (Noruega), deixando seu principal rival, o anfitrião Karsten Warholm, campeão olímpico e mundial na modalidade, para trás. Piu divide a liderança do ranking mundial com o norte-americano Rai Benjamin – ambos contando com 1.303 pontos. Karsten aparece em terceiro na lista, com 1.300 pontos.
Medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio e campeão mundial em 2022 (Oregon/EUA), Alison é considerado um dos favoritos ao ouro na Olimpíada de Paris, que acontecerá daqui a 52 dias.
Leia Também
“Acho que encontrei minha nova casa. Adoro a cidade, o estádio e me sinto bem correndo aqui. Tentei ser agressivo e rápido logo na primeira volta, e o resto ficou confortável até o final”, declarou Piu em entrevista à NBC Sports após a vitória em Estocolmo.
A conquista de Alison neste domingo (2) marca a terceira vitória da temporada nos 400m com barreiras na Liga Diamante. A primeira ocorreu em maio, em Doha (Catar), onde venceu com o tempo de 46s86.
Atualmente residindo na Flórida (EUA), onde treina com o técnico Felipe de Siqueira, Alison dos Santos ainda competirá em mais três etapas da Liga Diamante antes de partir para Paris 2024. As próximas provas serão em Paris (7 de julho), Mônaco (12 de julho) e Londres (20 de julho). O atletismo nos Jogos de Paris ocorrerá de 1º a 11 de agosto.
Com informações da Agência Brasil.